Alvorada da Festa do Divino de Mogi começa neste sábado (31)
Procissões ao amanhecer seguem até o Dia de Pentecostes, com expectativa de até 2 mil pessoas por dia e arrecadação de alimentos para entidades assistenciais

Os lanterneiros durante a alvorada | Foto: José Carlos Cipullo
Reportagem de: O Diário
A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes é marcada por muita tradição. Dentre elas está a Alvorada, cortejo que ocorre por nove dias pelas ruas centrais da cidade, com a participação dos devotos que aguardam por mais este rito de fé e devoção. As procissões ao amanhecer começam neste sábado (31/5) e seguem até o Dia de Pentecostes, em 8 de junho.
Este ano, além da programação religiosa e cultural, as alvoradas terão caráter solidário, com a arrecadação de alimentos não perecíveis destinados a entidades assistenciais do município e também ao Fundo Social de Solidariedade de Mogi. A expectativa da organização é que duas mil pessoas participem da Alvorada (por dia).
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real
A concentração dos devotos ocorre diariamente a partir das 4h30 da manhã, na Praça Coronel Benedito Almeida, em frente ao Império do Divino, no Centro de Mogi. Às 5h em ponto, tem início a procissão com festeiros, capitães de mastro, padres e fiéis, que percorrem as ruas do entorno da Catedral de Sant’Ana, entoando orações e cânticos tradicionais. Somente em três dias o percurso tem destinos diferentes: o Cemitério São Salvador (2/6), a Santa Casa (3/6) e a Igreja da Ordem Primeira do Carmo (8/6).
Antes da saída, os participantes fazem a Oração da Manhã, e ao longo do cortejo é rezada a Coroa do Espírito Santo, invocando os sete dons: Fortaleza, Ciência, Conselho, Sabedoria, Piedade, Entendimento e Temor de Deus.
À frente da multidão de fiéis estão os lanterneiros, grupo de 15 pessoas (sete de cada lado e uma na frente), igualmente devotas, que marcam o início da caminhada com suas lanternas, iluminando o trajeto. A Alvorada tem a participação de 15 lanterneiros, sendo sete de cada lado, e um lanterneiro na frente. Muitos devotos carregam lanternas como forma de pagar promessas e demonstrar sua fé.
Após o retorno ao Império, todos seguem para o Salão Paroquial da Catedral, onde é servido o tradicional café da manhã comunitário.
A Festa do Divino 2025 tem como tema “Fé, humildade e meio ambiente”, sob o lema “Ensinai-nos a contemplar o esplendor da criação”. O Festeiro é o João Pedro Mota e os Capitães de Mastro são Lisandro Leonardo da Silva Corrêa e Patrícia Aparecida do Espírito Santo Corrêa.
Doação
Neste ano, a organização reforça o compromisso com a solidariedade e faz um chamado aos devotos: os participantes são convidados a doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhados à instituições sociais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade e também ao Fundo Social de Mogi das Cruzes. Os pontos de coleta estarão disponíveis na concentração e no Salão Paroquial.
A programação completa está no site da Festa do Divino e nas redes sociais: Facebook (https://web.facebook.com/festadodivinodemogidascruzes) e Instagram (@divinomogi).