Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Entrada dos Palmitos deve reunir mais de 50 mil pessoas neste sábado (7)

Cortejo terá início às 9h, com concentração às 8h30, em frente à Capela de Santa Cruz (rua Doutor Ricardo Vilela, 1.200)

4 de junho de 2025

Entrada dos Palmitos | Foto: divulgação

Reportagem de: O Diário

A Entrada dos Palmitos, tradição secular que faz parte da programação da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, deve atrair mais de 50 mil pessoas neste sábado (7/6). O cortejo terá início às 9h, com concentração às 8h30, em frente à Capela de Santa Cruz (rua Doutor Ricardo Vilela, 1200).

A previsão é que o trajeto, que passará por diferentes ruas do Centro de Mogi, se encerre por volta das 11h. O bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, dará a bênção solene em frente à Catedral de Sant´Ana, em um palco montado na rua Paulo Frontin.

Este ano, de acordo com o coordenador da Entrada dos Palmitos, Josmar Cassola, cerca de 5 mil pessoas devem participar diretamente do desfile, que celebra o agradecimento dos moradores das áreas rurais pela colheita, em um gesto de fé e devoção ao Divino Espírito Santo.

“Esta procissão remete ao costume dos moradores da zona rural, de anos atrás, virem à região central para celebrar Pentecostes, no domingo, 50 dias após a Páscoa. Nesta data os católicos lembram a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. No passado, os agricultores deixavam seus sítios e fazendas e vinham até o centro de Mogi das Cruzes com carroças e carros de bois, decorados com ramos de palmito e outros elementos do campo, para participar da festa em honra ao Divino Espírito Santo. Desta forma, a tradição começou, e a Festa do Divino vai se adequando aos novos costumes”, relembra Cassola.

Com o passar dos anos, o evento foi se adaptando à realidade urbana, mas sem perder seu valor simbólico e afetivo. Neste ano, irão participar 120 bois, 30 carros de bois e, pela primeira vez, haverá a inclusão de 30 carneiros e 10 bodes no cortejo.

“Há regras claras para os participantes e atenção redobrada com o controle de tráfego, limpeza urbana e primeiros socorros, para garantir a segurança de todos. Além disso, todos os animais precisam ter documentação obrigatória: GTA (Guia de Transporte Animal), exames e vacinas atualizadas. Animais que não estiverem devidamente regularizados poderão ser recolhidos e os responsáveis, multados. Os participantes já foram todos convidados”, reforça o coordenador da Entrada dos Palmitos.

Durante o evento, estarão presentes comitivas de cidades como Santa Branca, Salesópolis, Santa Isabel, Nazaré Paulista e Mogi das Cruzes, representada pela família da rezadeira Dona Albertina Maria Ferreira, um dos ícones da Festa do Divino, que faleceu em setembro de 2019. O filho dela, Lourenço Ferreira, virá da Serra do Itapeti.

O desfile contará também com a presença de cinco tradicionais grupos folclóricos da cidade: Congada Batalhão Nossa Senhora Aparecida, Congada de Santa Efigênia, Congada São Benedito Coração de César, Congada Divino Espírito Santo e Moçambique de São Benedito Nossa Senhora do Rosário Bom Jesus.

Estrutura do cortejo e organização

A formação do desfile está dividida em blocos, com agentes de trânsito e viaturas da Polícia Militar na abertura, seguidos pelos escoteiros com as tradicionais bandeirinhas do Divino, bonecões, grupos folclóricos, carros de som, autoridades e a Corte Imperial. A entrada também inclui festeiros de anos anteriores, devotos, catequistas e escolas.

A dispersão acontece pelas ruas Coronel Souza Franco, Padre João e Navajas, de forma organizada para garantir a fluidez do evento.

Veja Também