Diário Logo

O Diário Logo

Confira a programação do último dia da Festa do Divino em Mogi

Procissão de Pentecostes e Incineração dos Pedidos marcam o encerramento da festividade; quermesse segue até as 23h30

17 de maio de 2024

A celebração da Missa será feita pelo Bispo Diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini | Foto: José Carlos Cipullo

Reportagem de: O Diário

Neste domingo (19), a Festa do Divino Espírito Santo chega ao seu fim. Para celebrar o encerramento da festividade, a programação religiosa conta com a Solenidade de Pentecostes, com Alvorada e celebrações especiais para simbolizar a descida do Espirito Santo sobre os apóstolos, e fechamento do império.

O último dia do evento religioso e folclórico começou às 5 horas com a Alvorada, que faz a Bênção do Fogo de Pentecostes, uma breve cerimônia em frente as Igrejas do Carmo, no Centro de Mogi das Cruzes.

Agora à tarde, às 16h30, ocorre a Procissão de Pentecostes, em honra ao Divino Espírito Santo. A saída será em frente à Catedral de Sant´Ana e percorrerá as seguintes ruas: José Bonifácio, Dr. Corrêa, Ricardo Vilela, Dr. Deodato Wertheimer e Dr. Paulo Frontin até adentrar à igreja. A celebração da Missa será feita pelo Bispo Diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini. 

“Pentecostes é a vinda do Espírito Santo e o começo da Igreja, e toda a Festa que dura um ano todo é para chegar nesse dia, nessa grande celebração. Olha que movimentação bonita, ou seja, vivemos Pentecostes o ano todo. Então com toda a vibração nós vamos celebrar este dia e rezar: “Derramai Senhor os vossos dons e infundi em toda a extensão da Terra os dons do Vosso Espírito e as maravilhas da criação e da redenção”, destaca o Bispo Diocesano. 

A Incineração dos pedidos e fechamento do Império estão marcados para a partir das 18 horas, após a Missa, em frente ao Império, como ato final da Festa do Divino Espírito Santo 2024.

Tapete ornamental para a Procissão

Os tapetes ornamentais são uma obra à parte. Serão 400 metros de arte em ilustrações que remetem à religião como os Dons do Divino (Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus) e o logotipo usado pelos Festeiros. Serão 19 quadros e 28 passadeiras confeccionados por escolas particulares e municipais, artistas plásticos, grupos de jovens e paróquias. A Secretaria Municipal de Educação também irá produzir os tapetes.

As vias a serem enfeitadas são: rua Doutor Deodato Wertheimer (na esquina com a rua Barão de Jaceguai), o Largo do Rosário e rua Dr. Paulo Frontin (até a esquina com o Centro Cultural de Mogi das Cruzes). 

À frente da coordenação está o professor de artes plásticas, Mathias Tomasulo, dos quais 41 anos são dedicados a confeccionar tapetes. 

Quermesse

A Quermesse da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes irá funcionar das 14 horas às 23h30. Ela está instalada no Centro Municipal Integrado (CMI) “Deputado Maurício Najar” (com acesso pela Avenida Cívica), no Bairro do Mogilar.  

Às 15 horas, no palco, haverá a apresentação de Júlia Reis. Às 19 horas, é a vez de João Pedro e Banda se apresentar. Às 21 horas, ocorrerá o sorteio da Ação Entre Amigos e às 21h30 é o show de Kelly e Banda. 

Confira a programação da Festa do Divino 2024 no site (www.festadodivino.org.br), onde também é possível baixar o APP da festividade. Por meio do Instagram (@divinomogi) e do Facebook (@festadodivinodemogidascruzes) o devoto também fica por dentro de tudo o que rola na Festa do Divino.

Veja Também