Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Até onde vai ?

Talvez a roleta de ataque de Trump ainda vá desestabilizar os negócios e trazer implicações para países envolvidos em comércio com os EUA

15 de fevereiro de 2025

Pixabay

Reportagem de:

“O mundo de Trump ainda está sendo desenhado”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não sai do noticiário mundial com seus atos determinando providências rigorosas que vão do combate a imigração ilegal, dispensa de servidores e taxação de produtos. No ambiente americano interno, as suas ações podem sofrer críticas, serem consideradas justas ou severas demais, contudo, quem o elegeu que o aguente. E aguente também o – por enquanto – fiel escudeiro Elon “poderoso” Musk, que não tem cargo algum, mas está mandando.
No que diz respeito às relações comerciais com os demais países, parceiros de negócios ou amigos, talvez a roleta de ataque de Trump ainda vá desestabilizar os negócios e trazer implicações sérias para a população dos países envolvidos em comércio com os EUA, afinal, aplicar tarifas significa, de uma forma simples falando, aumentar preços internos. Nisso os americanos ainda não têm a dimensão da dor de cabeça.

Que os EUA é um poderio econômico e bélico todos sabem, não é novidade, mas a ideia expansionista de Trump sobre territórios de outros países, como se fosse um brinquedo seu decidir os rumos do mundo, não é algo a se desprezar. É certo que a loucura de um ditador aparece aos poucos, e a história tem muitos exemplos disso, contudo, provoca isolamento de uma forma que o império pode ruir com o desprezo de outras nações, inclusive parceiras, como o Canadá, dizendo que não depende dele para nada.

O mundo globalizado não aceita desaforo neste sentido, o isolacionismo cobra seu preço, porque um país precisa produzir de tudo em escala gigantesca para não depender absolutamente de nenhuma outra nação.

O mundo de Trump ainda está sendo desenhado, e como ele não poderá concorrer novamente ao cargo de Presidente dos EUA, talvez os malucos a seu lado, como Musk, estejam impulsionando o líder a bater forte em todo mundo, para colher frutos – ou pedaços – no futuro. Veremos até onde vai.

Veja Também