Campanha em foco
Ano eleitoral, feriados prolongados, carnaval, Copa do Mundo de Futebol e as lambanças envolvendo o Supremo Tribunal Federal
21/02/2026 11h12, Atualizado há 4 meses
Ano eleitoral | Foto: José Cruz/Agência Brasil/ Reprodução

Dia desses conversando com um amigo, de modo natural veio à tona o ano eleitoral em que nos encontramos, os feriados prolongados, carnaval, Copa do Mundo de Futebol e as lambanças envolvendo o Supremo Tribunal Federal.
Não ficou de fora da conversa o desfile da Escola de Samba Acadêmicos de Niterói (Estado do Rio de Janeiro) com homenagem ao Presidente Lula (PT). Bem, a questão não é aqui neste espaço discutir a legalidade da homenagem carnavalesca, talvez pensar na conveniência ou não da presença do Presidente em atos como este, ou pensar na liturgia do cargo e os “desvios” daquilo que se pode chamar de postura adequada.
A título de exemplo, seu antecessor também se despia da roupagem presidencial para “motociatas”. Com certeza veremos ainda mais coisas do tipo no vale tudo pelo voto. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) não aproveitou para alfinetar Lula no carnaval ensaiando sua pré-campanha também ?
Não se deve tratar como imaculado(a) nenhum(a) candidato(a), em ano eleitoral as bravatas e rompantes moralistas aparecem aos montes e vários tentam firmar-se como o nome certo, principalmente para a campanha presidencial, mesmo vendendo chocolate e adquirindo mansões e sendo suspeito de rachadinhas.
É isso, veremos muito mais absurdos, afinal, a campanha é o foco.
As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição editorial do jornal.