Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Quem quer ser secretária?

Se vocês soubessem que, além de agendar, ela remanejou compromissos, encaixou pautas urgentes e filtrou demandas sem que vocês percebessem

Por
29/09/2025 20h22, Atualizado há 6 horas

Pixabay

Sabe aquela famosa pergunta: “O que você quer ser quando crescer?” Desde pequenos, ouvimos isso em casa ou na escola. É quando começamos a imaginar nosso futuro e a profissão dos sonhos. Mas alguém aí já viu uma criança responder: “Eu quero ser Secretária”?

Essa deveria ser uma profissão almejada. Sabe por quê? Porque, além de oferecer bons salários, é uma carreira que te coloca lado a lado com pessoas muito importantes. Pessoas quase inacessíveis, mas que têm ao seu lado uma competente secretária. É talvez a única profissão que permite acessar um poderoso executivo de maneira que ninguém mais na empresa consegue acessar: a fragilidade dele. É a profissão que cuida da pessoa mais importante da empresa e também, em muitos casos, da família desse executivo. Sim, a gente cuida. E a gente faz isso com amor. Ah, se vocês soubessem…

Se vocês soubessem quantos problemas são antecipadamente resolvidos antes mesmo de chegar à mesa de vocês. Pena que não chegam a perceber, porque assim não conseguem mensurar o quanto o dia seria caótico sem a antecipação e a solução de problemas feitas por uma Assistente. No fim do dia, vocês acham que ela só agendou reuniões.

Se vocês soubessem que, além de agendar, ela remanejou compromissos, encaixou pautas urgentes e filtrou demandas sem que vocês sequer percebessem. Se soubessem que ela capta o que não está sendo dito, ajusta o que não flui e ainda mantém o clima organizacional leve, dariam mais voz a ela.

Se vocês soubessem que o sucesso de um executivo está diretamente ligado à sua Assistente, aquela que gera tempo, que o protege de ruídos e interrupções, certamente enxergariam a profissão de outra forma. E quem sabe, muitas pessoas desejariam ser secretárias. Nossa, quem sabe? Mas, por enquanto, ser reconhecida como essencial já seria suficiente.

E se vocês soubessem que o nome do famoso sanduíche Big Mac foi sugerido por uma secretária e que ela demorou 17 anos para ser reconhecida como criadora do nome que impulsionou as vendas do sanduíche mais famoso do mundo, vocês entenderiam a falta de reconhecimento que muitas ainda enfrentam. Mas também enxergariam a potência dessa profissão. 

Eu poderia listar muito mais. Mas talvez isso já seja suficiente para provocar a reflexão sobre o estereótipo arcaico que ainda paira sobre uma carreira cheia de missão, estratégia e amor. Feliz aquele executivo que sabe utilizar corretamente sua Assistente. Esse tem resultados, tempo e tranquilidade. E ela, a satisfação de blindar, cuidar e fazer tudo o que faz, e faz com muito prazer! Ah, se todo executivo soubesse…

E para nós, Assistentes Executivas, que todos os dias transformamos bastidores em conquistas, invisível em essencial e rotina em resultado: nunca nos esqueçamos do poder que carregamos. Nós somos a ponte, o equilíbrio e a confiança. Feliz Dia da Secretária! 

Que os homens que hoje brilham nessa profissão, sintam-se representados! Que este dia seja um lembrete do quanto somos grandiosos e indispensáveis.
Parabéns para nós! 

Sobre a autora: Gislene Pingituro acumula mais de 20 anos de experiência ao lado de CEOs e fundadores de empresas como CNN Brasil, CNBC – Times Brasil, Dentsu Inc. e Amil. Com atuação internacional em projetos nos EUA e Irlanda e sólida experiência em gestão de Family Office, é reconhecida por sua postura estratégica, capacidade de resolver problemas complexos e atuação de alto nível em Assessoria Executiva. Formada em Gestão Financeira, possui MBA em Gestão de Projetos pela USP e especialização em Neurobusiness.

Mais noticias

3 receitas fáceis com grão-de-bico para melhorar o ganho de massa

Veja como a estética kawaii está mudando o mercado de beleza

Circuito Eco IX abre inscrições gratuitas para corrida de rua e caminhada em Mogi

Veja Também