Humanização no atendimento oferece alimentação afetiva e visita de pets em tratamento de pacientes
Programa colabora para a redução do estresse, estimula a autoestima e fortalece laços afetivos
02/07/2025 19h00, Atualizado há 4 meses
Foto: Divulgação
Uma iniciativa da Hapvida tem transformado os momentos desafiadores dentro de hospitais em um cenário de empatia e afeto. Essa a proposta do Programa Apaixonados pela Vida, que completa dois anos, com uma trajetória marcada por humanização.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
A iniciativa, presente em todas as regiões brasileiras, nasceu da união de projetos de acolhimento já realizados em diferentes unidades da rede. Ao longo desses dois anos, foram promovidas mais de 100 atividades temáticas, em média de quatro a cinco ações por mês. Muitas delas inspiradas em datas comemorativas, sempre com foco na humanização do atendimento e na recuperação integral dos pacientes.
“O programa tem o compromisso de servir com empatia, cuidado e respeito aos nossos clientes. Acreditamos que, além de deixar a experiência hospitalar mais amena, a iniciativa também traz benefícios clínicos e terapêuticos, auxiliando na recuperação e no bem-estar do paciente e de seus familiares”, afirma Franciane Gonçalves, diretora médica de Acolhimento e Bem-Estar do Cliente da Hapvida.
As ações diversas oferecem desde refeições diferentes e afetivas, no projeto Toque de Amor, passando pelo Pequeno Chef, em que os pequenos pacientes são os responsáveis pelas receitas em oficinas culinárias; o Cine Pipoca, que transforma os espaços hospitalares em sessões de cinema; o Sino da Superação, no qual pacientes oncológicos celebram o fim da quimioterapia; o Meu Amigo Pet, onde os pacientes recebem a visita de seus animais de estimação, sob o acompanhamento do time de Sciras; até os Heróis da Cirurgia, quando crianças que vão passar por procedimentos cirúrgicos recebem batas de super-heróis, com o objetivo de tornar a experiência mais lúdica, minimizando o estresse e a ansiedade.
Histórias que inspiram
Nestes dois anos, entre tantas histórias, uma das que mais marcaram o programa foi a do reencontro de irmãos, que não se viam há mais de 35 anos. A ação foi promovida pela equipe do Hospital Madrecor, de Uberlândia, Minas Gerais, em outubro de 2023, dentro do projeto Realizando um Sonho. “Não tenho como descrever com palavras o que esse gesto representou para minha família. Foram além de realizar um sonho, pois, depois de tanto tempo sem notícias dele, não tínhamos esperanças de encontrá-lo vivo”, diz Iracy Rocha Ribeiro Bontempo, irmã do paciente Inácio Limeira da Silva, hoje com 64 anos
O encontro dos irmãos aconteceu depois que ele teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Sem acompanhantes e sem informações familiares, a partir de conversas, trocas de memórias e muito empenho, a equipe de enfermagem da Hapvida localizou a família do paciente e proporcionou a aproximação. “Eu não o via desde que tinha 7 anos. Foi muito emocionante e uma surpresa grande para todos. Esse é um cuidado que vai além do olhar médico e que não tem preço”, emociona-se Iracy, que acompanhou o irmão até a alta hospitalar e, hoje, mora com ele em Catalão, em Goiás.
Sobre a Hapvida
Com cerca de 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 71 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil. Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 87 hospitais, 78 prontos atendimentos, 351 clínicas médicas e 299 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa médica com recursos humanos e tecnológicos para os seus pacientes.