Diário Logo

O Diário Logo

Mogi inicia aplicação da nova vacina contra a Covid-19 nos postos de saúde

Já podem se vacinar com o novo imunizante o grupo prioritário

28 de maio de 2024

Os grupos prioritários são: Idosos, gestantes e puérperas e pessoas com imunossupressão, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente | Divulgação/PMMC

Reportagem de: O Diário

Nesta semana, Mogi das Cruzes passa a disponibilizar a vacina contra a Covid-19 XBB, do Laboratório Moderna. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBSs). O horário da vacinação é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30. Os documentos necessários são caderneta de vacinação e documento de identificação.

O novo imunizante é mais atualizado que as doses mono e bivalentes anteriormente utilizadas e será administrado em todo o país, conforme recomendação do Ministério da Saúde. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina deve ser utilizada em toda a população entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias não vacinada ou com esquema vacinal incompleto das vacinas anteriores, dentro da rotina no Calendário Nacional de Vacinação Infantil. Também pode ser utilizada para dose de reforço em grupos prioritários.

Neste momento, a população de 5 anos a 59 anos, que não faz parte de nenhum grupo prioritário, não tem a recomendação de vacinação com a vacina XBB, conforme protocolo do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

As vacinas anteriores contra a COVID 19, não serão mais utilizadas neste momento.

Quem pode se vacinar contra a Covid-19?

– Crianças de seis meses e menores de cinco anos: Para as crianças, o esquema vacinal com a vacina XBB será de duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.

As crianças que já tinham iniciado o esquema vacinal com as doses anteriores, mas não haviam finalizado, vão concluir a vacinação com a dose XBB.

As crianças que já tinham finalizado o esquema vacinal com as três doses anteriores vão receber uma adicional da dose da vacina XBB, respeitando o intervalo de três meses da última dose.

– Maiores de cinco anos: Para maiores de cinco anos, a vacina é indicada para grupos prioritários, com doses semestrais ou anuais. As pessoas dos grupos prioritários já vacinadas poderão receber a vacina XBB com intervalo de três meses da última dose recebida.

Os grupos prioritários são: Idosos, gestantes e puérperas e pessoas com imunossupressão, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades a partir de cinco anos de idade, pessoas que vivem e trabalham em ILPIs, pessoas em situação de rua: reforço anual.

– Pessoas de 5 a 59 anos que não estão nos grupos prioritários: Pessoas que nunca foram vacinadas contra a Covid e não fazem parte dos grupos prioritários poderão receber uma dose da vacina XBB.

Veja Também