Diário Logo

10 livros para abrir a mente e despertar novas emoções

A primavera é a estação do florescer e do renascimento, um convite perfeito para embarcar em leituras que façam a mente e o coração desabrocharem com novos sentimentos. Assim como as flores transformam os jardins, os livros de romances, histórias de fantasia e ficções de cura têm o poder de mudar e inspirar o leitor. […]

26 de setembro de 2024

Reportagem de: Edicase Conteúdo

A primavera é a estação do florescer e do renascimento, um convite perfeito para embarcar em leituras que façam a mente e o coração desabrocharem com novos sentimentos. Assim como as flores transformam os jardins, os livros de romances, histórias de fantasia e ficções de cura têm o poder de mudar e inspirar o leitor.

Pensando nisso, selecionamos dez livros para a primavera que prometem florescer sensações a cada página lida. Confira as indicações e escolha a sua leitura de primavera!

1. Um gato em Tóquio

Capa do livro "Um gato em Tóquio" com a ilustração de um gato
“Um gato em Tóquio” faz os leitores refletirem sobre como as conexões humanas construídas ao longo do caminho são o verdadeiro sentido da vida (Imagem: Reprodução digital | VR Editora)

Uma cidade, muitas histórias: neste livro, um gato misterioso entrelaça o destino de diferentes pessoas pelas ruas de Tóquio, em um retrato imersivo e sensível do Japão em meio à primavera. Ao mesclar as tristezas do cotidiano à magia felina, o livro de Nick Bradley faz os leitores refletirem sobre como as conexões humanas construídas ao longo do caminho são o verdadeiro sentido da vida. Em uma prosa que mistura romance com coletânea de contos, o autor também intercala poemas japoneses (haicais) para tornar a leitura ainda mais transformadora.

2. Depois das cinco

Ilustração de um casal na capa do livro "Depois das cinco"
O livro “Depois das cinco” narra a trajetória de uma garota que precisa esconder que todas as tardes deixa de existir (Imagem: Reprodução digital | Buzz Editora)

Ivana leva uma vida normal na pacata Província de Rosedário, conhecida pela paisagem única tomada por flores de caules cor-de-rosa, mas ela está longe de ser uma garota comum. Todas as tardes, quando o relógio marca seis horas, a protagonista deixa de existir e ressurge somente depois das cinco da manhã do dia seguinte.

Esta fantasia narra a trajetória da garota que precisa esconder esse segredo, até que ela conhece Dario. O rapaz compartilha da mesma condição corporal, só que de forma oposta: sempre que ela surge, ele desaparece. Então, os dois precisam descobrir como driblar o destino para ficarem juntos e fazer esse amor florescer.

3. Meu sol de primavera

Ilustração de uma menina em um fundo rosa na capa do livro "Meu sol de primavera"
“Meu sol de primavera” narra a história de uma garota que tenta conquistar o seu colega de classe (Imagem: Reprodução digital | Editora Mundo Cristão)

Uma história para todos que estão na primavera e possam ser incentivados a estar próximos daquilo que os fazem florescer. Chér vive aos 15 anos uma paixão intensa. Quando surge uma oportunidade de fisgar o colega de classe pelo qual é apaixonada, ela não hesita em bolar um plano para conquistar o coração do crush. Será que vai dar certo?

4. Amor às causas perdidas

Ilustração de uma mulher e um homem se abraçando na capa do livro "Amor às causas perdidas"
O livro “Amor às causas perdidas” narra a jornada de Laura e Téo, duas pessoas com corações marcados por desafios e segredos (Imagem: Reprodução digital | Editora Harlequin)

Assim como a primavera traz a renovação após o inverno, o livro narra a jornada de Laura e Téo, dois corações marcados por desafios e segredos. Enquanto Laura tenta florescer após um duro golpe familiar, Téo retorna às raízes, questionando sua jornada e suas escolhas. Juntos, eles descobrem que, assim como as flores desabrocham, o amor e a vida também podem renascer.

5. A magia que nos pertence

Ilustração de pessoas sentadas em um jardim com céu rosa ao fundo na capa do livro "A magia que nos pertence"
“A magia que nos pertence” mostra o florescer da juventude e faz o leitor refletir sobre o que realmente importa na vida (Imagem: Reprodução digital | Editora Plataforma 21)

Neste lançamento, a autora Fernanda Nia leva o leitor a uma cidade onde magia e tecnologia se misturam de um jeito único. Amanda e seus amigos se unem para capturar um algoritmo de redes sociais que ganhou vida e está causando confusão no Rio de Janeiro. Com um toque de romance, amizade e muita aventura, esse livro mostra o florescer da juventude e faz o leitor refletir sobre o que realmente importa na vida.

6. Cheiro de suor e vinho

Foto do rosto de uma mulher na capa do livro "Cheiro de suor e vinho"
O livro “Cheiro de suor e vinho” narra a jornada de autodescoberta e amadurecimento de Elisa Rizzo enquanto ela descobre os limites do amor (Imagem: Reprodução digital | Editora Lucens)

Dos vinhedos de uma pequena vila na Itália às ruas movimentadas de Milão, Elisa Rizzo passa por uma intensa jornada de autodescoberta e amadurecimento ao mesmo tempo em que descobre o poder sem limites de um amor. Quando viu Lorenzo pela primeira vez se apresentando em um pub em sua cidade natal, jamais poderia imaginar o quanto aquele rapaz se tornaria importante em sua passagem da juventude para a vida adulta. 

7. Sinais de Amor

Capa do livro "Sinais de Amor" com um fundo azul e amarelo com a ilustração de borboletas e um estetoscópio
“Sinais de Amor” narra a história de amor entre uma jovem com diagnóstico de surdez e o filho de um casal de surdos que tenta superar os seus traumas (Imagem: Reprodução digital | Qualis Editora)

Aos 17 anos, Raquel enfrentou o diagnóstico de surdez, que trouxe uma tempestade para sua vida. Avançando contra as adversidades, ela conquistou uma carreira brilhante como médica patologista. No entanto, a vida tem seus próprios planos, e o destino faz Raquel cruzar com Bernardo, filho de pais surdos e carregado de traumas. Quando o destino ameaça separá-los, ela se vê diante de um desafio: realizar seus sonhos e ajudar Bernardo a superar seus traumas para poderem viver um amor sem barreiras ou conflitos. 

8. Heavenbreaker

Ilustração de um gavião dourado na capa do livro "Heavenbreaker"
“Heavenbreaker” conta a história da protagonista Synali, que busca vingança em meio a traições e segredos (Imagem: Reprodução digital | Editora Plataforma 21)

Nesta distopia, Synali busca vingança em meio a traições e segredos, enfrentando seus inimigos na implacável Copa Supernova. Conforme avança, sentimentos inesperados começam a florescer: lealdade, medo e até amor, desafiando sua determinação. Cada vitória a aproxima de sua missão, mas também a confronta com emoções que ameaçam mudar o curso de sua jornada.

9. Alquimia Integral 

Ilustração de um arco-íris na capa do livro "Alquimia Integral"
“Alquimia Integral” convida os leitores a explorarem as complexidades da psique humana e a compreender as influências que moldam a vida e as relações (Imagem: Reprodução digital | Editora Matrix)

Por meio de uma jornada profunda pelo autoconhecimento, “Alquimia Integral” convida-nos a explorar as complexidades da psique humana e a compreender as influências que moldam a vida e as relações. Este livro oferece uma metodologia singular para compreender não apenas quem somos, mas também como interagimos com o mundo.

10. Isso não é um chapéu 

Ilustração de um chapéu dourado em um céu estrelado com uma raposa em cima de um planeta abaixo dele na capa do livro "Isso não é um chapéu"
“Isso não é um chapéu” acompanha o Pequeno Príncipe enquanto ele visita mundos em que os indivíduos se encontram solitários, isolados, infelizes e sozinhos (Imagem: Reprodução digital | Clécio Ferreira Branco)

O Pequeno Príncipe visita mundos em que os indivíduos se encontram solitários, isolados e infelizes em situações diferentes. Não estaríamos nós sofrendo de isolamento social e infelizes, ainda que em meio aos avanços tecnológicos? Este livro se dedica a analisar a obra clássica de Exupéry, traçando paralelos entre seus temas e a sociedade atual.   

Por Gabriela Cuerba

Tags
Veja Também