Diário Logo

O Diário Logo

3 lugares ideias para fazer network

No mundo corporativo, o networking é uma das estratégias essenciais para quem deseja expandir a imagem da sua empresa ou perfil profissional. A prática é capaz de estabelecer uma rede de contatos entre especialistas de uma mesma área, visando a troca de conhecimentos e experiências. Além disso, fortalece relações, ajuda a fechar parcerias e abre […]

4 de junho de 2024

Reportagem de: Edicase Conteúdo

No mundo corporativo, o networking é uma das estratégias essenciais para quem deseja expandir a imagem da sua empresa ou perfil profissional. A prática é capaz de estabelecer uma rede de contatos entre especialistas de uma mesma área, visando a troca de conhecimentos e experiências. Além disso, fortalece relações, ajuda a fechar parcerias e abre portas para uma carreira brilhante.

Contudo, se você ainda não sabe por onde começar a construir a sua rede de contatos, aqui vão 3 bons ambientes em que é possível aproveitar espaços para criar conexões poderosas. Confira!

1. Organizações de Network

Grupos de networking profissional, câmaras de comércio, associações profissionais e clubes de negócios, possuem um ambiente estruturado para que você construa sua base de negócios, afinal estão declinadas a essa temática.

Em sua maioria, esses grupos promovem encontros regulares e eventos exclusivos em que você pode compartilhar experiências, trocar referências e buscar aconselhamento profissional, o que irá fortalecer significativamente sua rede de contatos e abrir novas oportunidades de crescimento profissional e colaboração. Além disso, essas organizações muitas vezes oferecem recursos adicionais, como acesso a palestras, materiais educativos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.

Duas mãos segurando um celular logado no LinkedIn
LinkedIn permite interações com diversos setores (Imagem: Alex Photo Stock | Shutterstock)

2. LinkedIn

Além da criação de um perfil profissional online e auxílio na busca por emprego, a rede também permite que você compartilhe avanços na sua carreira, conhecimentos e ideias que adquiriu e gostaria de repassar ao mundo. Outra grande vantagem são as conversas diretas ou indiretas, por meio dos posts e comentários, com executivos de setores diversos e cargos altíssimos que, por vezes, em meio ao cotidiano, seria muito mais difícil.

3. Eventos da sua área

Sabe aquelas feiras, conferências, seminários e workshops? São ambientes altamente propícios para uma conversa promissora sobre negócios. Na mesma linha de raciocínio da dica anterior, afirmo que eventos setorizados proporcionam oportunidades valiosas para interações com líderes da indústria, colegas e potenciais parceiros de negócios, com o adendo que dessa vez a oportunidade acontece presencialmente, o que a depender da sua desenvoltura pode ser ainda mais proveitoso.

Por Mara Leme Martins

PhD. Vice Presidente do BNI Brasil – Business Network International – organização de networking.

Veja Também