Diário Logo

O Diário Logo

4 acessórios indispensáveis para definir cabelos cacheados

Para conquistar cachos mais definidos e bonitos, é imprescindível adotar cuidados específicos no momento de finalizar os cabelos. Isso porque moldar a textura dos fios ajuda a realçar a curvatura natural de maneira uniforme. Ao combinar produtos adequados, técnicas de definição e o uso de acessórios específicos em casa, é possível destacar mais os cachos […]

23 de abril de 2024

Reportagem de: Edicase Conteúdo

Para conquistar cachos mais definidos e bonitos, é imprescindível adotar cuidados específicos no momento de finalizar os cabelos. Isso porque moldar a textura dos fios ajuda a realçar a curvatura natural de maneira uniforme. Ao combinar produtos adequados, técnicas de definição e o uso de acessórios específicos em casa, é possível destacar mais os cachos e, até mesmo, obter efeito de salão!

Por isso, a seguir, Paty Tavares, cabeleireira especialista em cabelos crespos e cacheados e parceira da Vertix Professional, marca de itens para cabelos, lista alguns acessórios que ajudam no momento de finalizar e definir os fios. Confira!

1. Escova

Escova rosa em fundo rosa
A escova influencia muito o resultado da finalização de cachos (Imagem: Ruslan Lytvyn | Shutterstock)

Um dos processos de finalização favoritos das cacheadas é a fitagem. Além de ser prático, quando realizado com o auxílio do acessório correto, garante cachos bem-definidos. “Basta separar o cabelo em mechas com a ajuda de uma escova de cerdas flexíveis, desembaraçar a mecha, aplicar o creme de preferência e retomar com a escova criando uma pressão sobre os fios para conseguir formar cachos mais definidos, repetindo esse processo mecha a mecha”, ensina Paty Tavares. 

2. Difusor

Mulher com cabelos cacheados usando difusor neles
O difusor é ideal para uma secagem perfeita dos cachos (Imagem: Zaruna | Shutterstock)

A função do difusor de cachos é espalhar o ar do secador entre as mechas de forma homogênea, trazendo como principal benefício a definição dos cachos. Esse item também impede que os fios entrem em contato direto com o ar quente do secador, o que pode causar ressecamento e dificultar a finalização.

Para fazer o melhor uso desse acessório, Paty reforça que é preciso, inicialmente, retirar o excesso de água do cabelo e caprichar na proteção térmica para inibir os efeitos do calor. “A partir daí, fazer a fitagem simples com a escova e com o creme de pentear torna o processo ainda mais fácil. Outra dica para proteger ainda mais os fios do calor é usar o secador na temperatura morna. Então, é só colocar algumas mechas no difusor e secar de baixo para cima, fazendo o movimento como se estivesse amassando os cachos”, diz.

3. Modelador

Mulher com cabelos cacheados sorrindo e segurando modelador
O modelador ajuda na definição dos cachos (Imagem: Pixel-Shot | Shutterstock)

Ainda pensando nas técnicas para cuidar dos cachos em casa que proporcionam efeito de salão, está o uso do modelador em cabelos cacheados. O elétrico, além de estilizar os fios, mesmo secos, também é uma ótima opção pensando na definição dos cachos.

“Fazer a fitagem e apostar no modelador depois que o cabelo estiver seco, por exemplo, vai garantir aqueles cachos superdefinidos e com uma ótima durabilidade, perfeito para um dia cheio de compromissos. Usar musse modelador em vez do creme para a fitagem pode ajudar a manter a definição e garantir mais volume”, indica a parceira da Vertix.

4. Borrifador

Mulher com cabelos cacheados borrifando produto em cabelo
O borrifador é essencial nos cuidados com o cabelo cacheado (Imagem: PeopleImages.com – Yuri A | Shutterstock)

O borrifador com água ajuda no processo de revitalização dos cachos no day after. “Outro cenário em que ele pode ser uma grande ajuda é para deixar os cabelos mais molhados antes de aplicar cremes, facilitando a escovação dos fios”, recomenda a cabeleireira.

Por Ana Paula Figueiredo

Veja Também