Diário Logo

O Diário Logo

5 dicas para descobrir se o seu cachorro é de raça 

Quando as pessoas adotam um cachorro, muitas vezes ficam curiosas ou têm dúvidas se seu novo amigo canino é de raça pura. Isso é particularmente comum quando os tutores não têm documentos de pedigree ou qualquer informação sobre os pais do pet. No entanto, há várias dicas simples a seguir para ajudar a descobrir se […]

24 de abril de 2024

Reportagem de: Edicase Conteúdo

Quando as pessoas adotam um cachorro, muitas vezes ficam curiosas ou têm dúvidas se seu novo amigo canino é de raça pura. Isso é particularmente comum quando os tutores não têm documentos de pedigree ou qualquer informação sobre os pais do pet. No entanto, há várias dicas simples a seguir para ajudar a descobrir se o animal é de raça pura ou misto. Confira!  

1. Observe as características físicas 

Cães que são puros geralmente têm características físicas particulares que são típicas daquela raça. O tamanho, a forma da cabeça, o comprimento do pelo, a cor dos olhos e as orelhas, entre outros traços, podem ajudar a identificar a raça do animal.  

2. Conheça as características comportamentais da raça 

Muitas raças têm características comportamentais comuns. Por exemplo, algumas tendem a ser mais ativas e enérgicas, enquanto outras são mais tranquilas e amigáveis. Tente observar o comportamento do seu cão para obter pistas sobre a sua origem.  

3. Pesquise a história do resgate ou adoção 

Se você adotou seu cão de um abrigo de animais, pode ser que eles tenham informações sobre a história do animal. Isso pode incluir detalhes sobre a raça ou mistura de raças dos pais. 

Cachorro da raça pastor alemão deitado na grama
Comparar seu pet a exemplos de padrões de raça pode ajudar na identificação (Imagem: Barat Roland | Shutterstock)

4. Compare com padrões de raça 

Muitas raças caninas reconhecidas têm padrões oficiais de raça que descrevem suas características físicas de maneira detalhada. Comparar seu cachorro com essas informações pode ajudá-lo a identificar semelhanças ou diferenças que indiquem a origem do animal. 

5. Consulte um veterinário ou especialista em raças 

Com base em sua experiência e conhecimento, um veterinário ou especialista em raças caninas pode ajudar a avaliar as características físicas e comportamentais do seu cão e determinar sua provável origem. 

Veja Também