Diário Logo

O Diário Logo

5 passeios culturais imperdíveis para fazer em São Paulo

A chegada do mês de julho costuma ser muito aguardada, pois, com ele, vêm as férias escolares, momento em que os estudantes aproveitam o tempo livre para descansar e se divertir. Pensando nas possibilidades de atividades de lazer, os pais e os estudantes buscam, principalmente, programas para fazer durante o período, como visitas a museus. […]

12 de junho de 2024

Reportagem de: Edicase Conteúdo

A chegada do mês de julho costuma ser muito aguardada, pois, com ele, vêm as férias escolares, momento em que os estudantes aproveitam o tempo livre para descansar e se divertir. Pensando nas possibilidades de atividades de lazer, os pais e os estudantes buscam, principalmente, programas para fazer durante o período, como visitas a museus.

Isso porque os passeios culturais unem diversão e conhecimento, proporcionando oportunidade para aprender mais sobre diversas áreas, como história e geografia. Para viver novas experiências e poder compartilhá-las no retorno às aulas, Mateus Lopes, historiador e Diretor Pedagógico da Escola Vereda, traz 5 dicas de passeios culturais na cidade de São Paulo para fazer durante as férias. Confira!

1. Museu do Ipiranga

Vista da parte da frente do Museu do Ipiranga com céu azul e jardim
O Museu do Ipiranga tem um acervo com mais de três mil itens e uma arquitetura admirável (Imagem: ADVTP | Shutterstock)

Reinaugurado em 2022, o museu conta com um acervo de mais de três mil itens, que vão desde moedas históricas e peças de roupa antigas até o impressionante quadro “Independência ou Morte” (1888), do artista brasileiro Pedro Américo, um dos mais importantes da história do país. Além disso, o espaço de arquitetura admirável já transforma a experiência em um passeio indispensável, junto ao espaço verde do Parque da Independência, cujo acesso é gratuito. O museu fica localizado na Rua dos Patriotas e tem entrada gratuita às quartas-feiras e no primeiro domingo do mês, com distribuição de ingressos a partir das 10h00.

2. Museu AfroBrasil

Vista da parte de fora do Museu AfroBrasil com pinturas na parede
O Museu AfroBrasil celebra a rica herança africana e a sua importância para o Brasil (Imagem: lucianospagnolribeiro | Shutterstock)

Localizado no Pavilhão Manoel da Nóbrega, edifício projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em dezembro de 1953, o Museu AfroBrasil celebra a rica herança africana e a sua importância para o país. Cada obra exposta conta uma história de resistência e de inovação, e seu impacto é muito relevante para o entendimento da cultura. Além disso, o museu promove atividades educativas, como palestras, oficinas e performances para promover o diálogo intercultural. A visitação pode acontecer de terça a domingo, das 10h00 às 17h00.

3. Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Vista aérea do Museu de Arte Contemporânea em São Paylo cercado por árvores e avenidas
O Museu de Arte Contemporânea tem uma vasta coleção de artistas renomados (Imagem: windwalk | Shutterstock)

O MAC é um verdadeiro tesouro para estudantes que estão em busca de experiências enriquecedoras. Localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, próximo à Vila Mariana, o MAC-USP é dinâmico e inovador, dedicado à arte contemporânea em todas as suas formas. A curadoria das exposições chama atenção pela vasta coleção de artistas renomados. Para estimular a criatividade e a sensibilidade, este é o lugar certo.

4. Museu da Imigração

Vista externa do Museu da Imigração, com jardim, chafariz e bancos de madeira
O Museu da Imigração conta a história de pessoas que saíram das suas terras natais em busca de novas oportunidades (Imagem: Alf Ribeiro | Shutterstock)

Em um prédio da Mooca, onde antes ficava a Hospedaria dos Imigrantes, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo conta com exposições interativas, documentos históricos e relatos emocionantes. O acervo transporta quem o visita para o passado, contando a história de pessoas que saíram das suas terras natais em busca de novas oportunidades. A partir da apreciação das obras, é possível compreender a importância da imigração para a história do Brasil.

5. Museu do Catavento

Vista externa do Museu do Catavento com um jardim e um borboletário
O Museu do Catavento conta com exposições que demonstram teorias científicas na prática (Imagem: Sergio Ariel | Shutterstock)

Das leis da química e da física aos menores e maiores animais do mundo, o Museu do Catavento tem obras multidisciplinares que transformam a visita em uma viagem cultural e histórica. Localizado no centro de São Paulo, no bairro Parque Dom Pedro II, o espaço conta com exposições que demonstram teorias científicas na prática, o que proporciona o aprendizado de ciências de modo lúdico. O espaço possui mais de 200 instalações em 12 mil metros quadrados de área expositiva que estão divididas em quatro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.

Por Nicolle Martins Silva

Veja Também