Diário Logo

O Diário Logo

5 vantagens do yoga para a saúde e o bem-estar

Em 21 de junho comemora-se o Dia Internacional do Yoga, que visa divulgar a prática e seus benefícios para a saúde e o bem-estar. Originário da Índia, o método combina posturas físicas com técnicas de meditação e respiração, buscando promover o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Além de melhorar a força e a flexibilidade, […]

21 de junho de 2024

Reportagem de: Edicase Conteúdo

Em 21 de junho comemora-se o Dia Internacional do Yoga, que visa divulgar a prática e seus benefícios para a saúde e o bem-estar. Originário da Índia, o método combina posturas físicas com técnicas de meditação e respiração, buscando promover o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Além de melhorar a força e a flexibilidade, também ajuda a reduzir a ansiedade.

O yoga vai além de uma atividade física ou esportiva, simboliza a união integral do corpo e da mente. “Ao combinar posturas físicas, exercícios de respiração e meditação, pode-se melhorar o estado de saúde de maneira holística”, afirma a Dra. Dana Ryan, especialista em atividade física, nutrição e bem-estar e diretora de desempenho esportivo, nutrição e educação na Herbalife.

A seguir, a especialista compartilha 5 benefícios do yoga para a rotina diária que vão transformar sua vida. Confira!

1. Ajuda a reduzir a ansiedade

Um dos princípios do yoga é focar na respiração consciente. Ao fazer várias respirações profundas, é possível acalmar o sistema nervoso e liberar a tensão muscular, reduzindo notavelmente os níveis de estresse e ansiedade.

2. Promove o autoconhecimento

O yoga promove uma conexão profunda entre a mente e o corpo, permitindo aos praticantes explorarem seus pensamentos, crenças e sentimentos com maior clareza e compreensão.

Mulher sentada em um tapete de exercícios na sala, praticando yoga, ela está de cabelo preso e vestindo roupas de academia.
A prática do yoga ajuda a melhorar a flexibilidade (Imagem: LightField Studios | Shutterstock)

3. Melhora o estado físico

Ao realizar diferentes movimentos e alongamentos, o yoga promove a flexibilidade e a mobilidade articular, além de fortalecer os músculos e melhorar a resistência física.

4. Ajuda na qualidade do sono

Ao praticar yoga, é possível estimular o sistema nervoso parassimpático, que é parte do sistema nervoso autônomo. Quando ele está ativado, produzem-se respostas fisiológicas como a diminuição da frequência cardíaca, o relaxamento muscular, a melhora da digestão e a redução do estresse, facilitando o repouso e o sono.

5. Proporciona sensação de bem-estar

O yoga pode promover a liberação de endorfinas, neurotransmissores que podem gerar sensação de bem-estar e felicidade. Também pode favorecer a liberação da serotonina, conhecido como hormônio da felicidade, conduzindo a um melhor estado de ânimo no dia a dia.

Por Marilia Alves

Veja Também