Diário Logo

O Diário Logo

6 maneiras como o cachorro demonstra carinho por você

O cachorro é conhecido como o melhor amigo do homem, e isso se deve em grande parte ao forte vínculo emocional que ele é capaz de criar com seu tutor. Nesse sentido, os cães conseguem demonstrar afeto e lealdade de diversas maneiras por meio do comportamento, e reconhecer e valorizar essas formas de carinho fortalece […]

6 de junho de 2024

Reportagem de: Edicase Conteúdo

O cachorro é conhecido como o melhor amigo do homem, e isso se deve em grande parte ao forte vínculo emocional que ele é capaz de criar com seu tutor. Nesse sentido, os cães conseguem demonstrar afeto e lealdade de diversas maneiras por meio do comportamento, e reconhecer e valorizar essas formas de carinho fortalece ainda mais essa relação especial. A seguir, veja algumas delas!

1. Abanar o rabo

Abanar o rabo vigorosamente pode significar que o cachorro está contente em ver o tutor, sendo este um sinal claro de felicidade e afeição. O movimento se sincroniza com um corpo relaxado e expressão facial alegre.

2. Seguir você por toda parte

Seu cachorro segue você por toda a casa (inclusive no banheiro)? Isso mostra que ele se sente seguro e confortável em sua companhia! Esse comportamento reflete a necessidade de proximidade e a confiança que ele tem em você.

3. Encostar-se em você

Quando o cachorro se deita em seu colo, encosta em você ou se aninha ao seu lado na cama ou no sofá, significa que ele está buscando conforto e proteção. Isso mostra que ele te vê como uma figura de segurança e confia em sua presença.

Cachorro lambendo o rosto de uma mulher enquanto ela sorri
As lambidas são um sinal dos cães de afeto e ligação (Imagem: New Africa | Shutterstock)

4. Lambidas

Lamber – ou, como alguns tutores chamam, “lambeijo” – é outra maneira como os cachorros costumam expressar afeto. Trata-se de um comportamento instintivo que pode ser comparado ao cuidado e à limpeza que as mães caninas proporcionam aos seus filhotes. Dessa maneira, as lambidas são um sinal de afeto e ligação emocional.

5. Trazer brinquedos

Quando o cachorro traz os brinquedos favoritos dele para você, significa que ele está compartilhando o que tem de mais precioso. Além disso, esse tipo de comportamento evidencia que ele quer interagir e brincar com você, reforçando o vínculo de amizade e confiança.

6. Saudação animada

Quando você chega em casa e é recebido com uma saudação muito animada, com pulos e latidos alegres, isso demonstra que seu cachorro está feliz de te ver. Esse tipo de comportamento é um sinal claro de que ele gosta muito da sua companhia e sente sua falta quando você está fora.

Veja Também