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7 benefícios da vitamina C e como potencializar sua absorção

A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é um nutriente essencial para o funcionamento adequado do corpo humano. Ela é encontrada em uma variedade de alimentos, principalmente em frutas cítricas como laranja, tangerina e limão, além de vegetais como pimentão, brócolis e espinafre. Para potencializar a absorção dela pelo organismo, é recomendado consumir alimentos […]

22 de abril de 2024

Reportagem de: Edicase Conteúdo

A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é um nutriente essencial para o funcionamento adequado do corpo humano. Ela é encontrada em uma variedade de alimentos, principalmente em frutas cítricas como laranja, tangerina e limão, além de vegetais como pimentão, brócolis e espinafre.

Para potencializar a absorção dela pelo organismo, é recomendado consumir alimentos ricos em vitamina C com fontes de ferro não-heme, como feijão, lentilha ou folhas verde-escuras. Dessa maneira, aumenta-se significativamente a ingestão de ambos os nutrientes.

Além disso, é importante evitar o cozimento excessivo dos alimentos que são fonte de vitamina C, pois o calor pode degradar parte do nutriente. Também é importante consumir uma grande variedade de frutas e vegetais e adotar práticas alimentares saudáveis.

Abaixo, confira 7 benefícios da vitamina C para a sua saúde!

1. Fortalecimento do sistema imunológico

A vitamina C é um nutriente essencial para o fortalecimento do sistema imunológico, auxiliando na produção e ativação de células de defesa do organismo, como os linfócitos, que combatem infecções e protegem contra doenças.

“A vitamina C atua diretamente nas nossas células de defesa e ajuda a combater os microrganismos causadores de doenças, fortalecendo nossos anticorpos”, acrescenta a farmacêutica Luciana Rocha.

2. Ação antioxidante

Como ação antioxidante, a vitamina C ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo, protegendo as células contra o estresse oxidativo e ajudando a reduzir o risco de doenças crônicas.

“As células do nosso corpo estão constantemente sujeitas a danos tóxicos pela formação de radicais livres, que são provenientes de reações que ocorrem na membrana das células, e são responsáveis pela ocorrência de diversas enfermidades e processos degenerativos do organismo humano”, explica o cardiologista Bruno Ganem.

3. Saúde da pele

A vitamina C desempenha um papel importante na produção de colágeno, uma proteína que mantém a elasticidade e a firmeza da pele. “Ela é uma substância antioxidante, ou seja, um ativo que inibe a oxidação das células, diminuindo a ação de radicais livres locais, e pode oferecer resultados excelentes para todos os tipos de pele”, explica a dermatologista Tereza Eliza Panizzi.

Laranjas em cima de uma mesa de madeira
A vitamina C ajuda na absorção do ferro e, assim, auxilia na prevenção de anemia (Imagem: Lucky Business | Shutterstock)

4. Absorção de ferro

A vitamina C aumenta a absorção de ferro não-heme, encontrado em alimentos de origem vegetal, como feijão e espinafre. Dessa maneira, esse nutriente é importante principalmente para pessoas que seguem dietas vegetarianas ou veganas, garantindo uma melhor utilização do ferro pelos tecidos do corpo.

5. Redução do risco de doenças cardiovasculares

A vitamina C pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC), devido aos seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, que ajudam a proteger os vasos sanguíneos e a melhorar a saúde do coração. “A alimentação desempenha um papel crucial tanto na prevenção quanto no manejo dessas condições […]”, explica Priscila Bernardes, coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Newton Paiva.

6. Melhora a função cognitiva

A vitamina C pode ter efeitos benéficos na função cognitiva e na saúde do cérebro. Como antioxidante, ela ajuda a proteger as células cerebrais contra danos oxidativos e reduz o risco de declínio cognitivo associado à idade. Além disso, está envolvida na síntese de neurotransmissores essenciais para a comunicação entre os neurônios, o que pode ajudar a melhorar a memória e o desempenho cognitivo.

“A nutrição adequada e as mudanças no estilo de vida, inclusive exercícios físicos e mentais, podem contribuir bastante para o bom funcionamento do cérebro, além de facilitar a captação de neurotransmissores essenciais à memória”, explica a nutricionista Carla de Andrade.

7. Redução do estresse

Segundo a nutricionista Glauce Lamoglie de Carvalho, a laranja, rica em vitamina C, auxilia no combate ao estresse por ser um relaxante muscular natural. Isso porque esse nutriente ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, no corpo.

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