Diário Logo

Notizia Logo

7 benefícios do cacau para a saúde

O cacau, originário das Américas, tem uma história profundamente enraizada nas civilizações antigas da região. Sua origem remonta às florestas tropicais da América Central e do Sul, onde era cultivado há milhares de anos pelas antigas civilizações maias e astecas. Além da sua rica história, ele é mais do que apenas um ingrediente utilizado para […]

21 de março de 2024

Reportagem de: Edicase Conteúdo

O cacau, originário das Américas, tem uma história profundamente enraizada nas civilizações antigas da região. Sua origem remonta às florestas tropicais da América Central e do Sul, onde era cultivado há milhares de anos pelas antigas civilizações maias e astecas.

Além da sua rica história, ele é mais do que apenas um ingrediente utilizado para produzir o chocolate. Por trás de seu sabor rico e reconfortante, esconde-se uma fonte impressionante de nutrientes e compostos que oferecem uma série de benefícios para a saúde.

Por isso, conheça 7 benefícios significativos do cacau, desde a promoção do bem-estar mental até seus efeitos positivos na saúde cardiovascular, cognição e muito mais.

1. Promove o bem-estar mental

O cacau contém compostos que estimulam a liberação de neurotransmissores no cérebro, como a serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade. Assim, o seu consumo pode ajudar a melhorar o humor, reduzir o estresse e promover uma sensação de bem-estar geral.

2. Aumenta a cognição e a concentração

O consumo regular de cacau tem sido associado a um melhor desempenho em tarefas cognitivas, como concentração, aprendizado e tomada de decisões.

3. Fonte de nutrientes essenciais

O cacau é uma excelente fonte de nutrientes essenciais, incluindo ferro, magnésio, cálcio, zinco e vitaminas do complexo B. Esses nutrientes desempenham papéis importantes no metabolismo, na saúde óssea, na função muscular e em muitos outros processos corporais.

“O cacau é fonte de energia e possui muitos benefícios para a saúde. Seu consumo em alimentos, como o chocolate meio-amargo ou amargo, protege o coração, auxilia na circulação sanguínea, melhora o HDL (bom colesterol), tem efeito antioxidante, anti-inflamatório, além de relaxar e proporcionar sensação de bem-estar”, destaca a médica especialista em dermatologia Flávia Villela.

Mulher com cabelos e pele bonitos e hidratados
O cacau é um ingrediente versátil que oferece benefícios para a pele e os cabelos (Imagem: Sofia Zhuravetc | Shutterstock)

4. Promove a saúde da pele e do cabelo

O cacau oferece uma gama de benefícios tanto para a pele quanto para os cabelos. “Todas as pessoas podem usar e abusar de produtos que levam o cacau como ingrediente. Máscaras faciais e para a região dos olhos são uma ótima aposta para quem deseja uma pele mais bonita e saudável. Nos cabelos, também está liberado utilizar, em especial, os encaracolados e crespos, pois precisam de uma hidratação maior devido ao formato dos fios”, explica Flávia Villela.

5. Regula o açúcar no sangue

O cacau pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Os compostos encontrados no fruto podem melhorar a sensibilidade à insulina, ajudando o corpo a utilizar a glicose de forma mais eficiente.

A nutricionista Fernanda Sobral diz que a liberação mais lenta da glicose no sangue resulta em “uma menor liberação de insulina, um hormônio que ‘leva’ a glicose para dentro das células para ser utilizada e favorece o estoque de gordura quando em grandes quantidades”.

6. Reduz o colesterol LDL

O consumo regular de cacau pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL (“mau” colesterol), o que é benéfico para a saúde cardiovascular. Os antioxidantes presentes no fruto ajudam a prevenir a oxidação do colesterol LDL, que é um fator de risco para doenças cardíacas.

“Uma alimentação de qualidade vai além do prazer culinário ou estética. É um fator que possui um impacto gigantesco na saudabilidade do corpo humano. Não à toa, a imensa maioria dos tratamentos que visam à redução do LDL estão intrinsecamente conectados a uma agenda de refeições balanceadas”, destaca a médica Dra. Julia Machline Carrion, co-founder da epHealth.

7. Melhora a saúde digestiva

O cacau é uma boa fonte de fibra dietética, essencial para a saúde digestiva. “As fibras presentes nos alimentos ajudam a manter o corpo em equilíbrio. Absorvem excessos e ajudam a eliminar as toxinas. Previnem a constipação e doenças relacionadas ao intestino, ajudam na perda de peso e na prevenção de doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista Fernanda Sobral.

Veja Também