Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Treino noturno: 4 combinações de alimentos que dão energia e ajudam a dormir bem

Treinar à noite é uma escolha cada vez mais comum para quem tem uma rotina intensa durante o dia. Mas muitos ficam em dúvida sobre o que comer para ter energia suficiente para o exercício sem comprometer a qualidade do sono. “À noite, o corpo já começa a desacelerar. Então é importante escolher alimentos que […]

Por Edicase Conteúdo
29/10/2025 17h00, Atualizado há 2 horas

Treinar à noite é uma escolha cada vez mais comum para quem tem uma rotina intensa durante o dia. Mas muitos ficam em dúvida sobre o que comer para ter energia suficiente para o exercício sem comprometer a qualidade do sono. “À noite, o corpo já começa a desacelerar. Então é importante escolher alimentos que forneçam energia de forma gradual, com boa digestibilidade e que contribuam para o relaxamento muscular e mental”, explica a nutricionista Paloma Cupini.

A especialista orienta que o ideal não é consumir apenas um alimento isolado, mas combinar pequenas porções que se complementem em energia e leveza. “As melhores escolhas para o pré-treino noturno são aquelas que unem carboidratos complexos e boas gorduras, com um toque leve de proteína vegetal”, afirma.

Abaixo, a nutricionista Paloma Cupini traz 4 combinações de alimentos ideais para o pré-treino noturno, que garantem energia sem prejudicar o sono. Confira!

1. Abacate com chia ou aveia

A mistura fornece gorduras boas, fibras e energia de liberação lenta. “Além de ajudar na performance, o abacate contém magnésio e triptofano, nutrientes que auxiliam na produção de serotonina e melatonina, favorecendo o sono”, explica a nutricionista Paloma Cupini.

2. Batata-doce com iogurte natural e canela

Combina carboidrato complexo, proteína leve e um toque termogênico natural. Ideal para quem treina até 1h30 antes de dormir. A canela melhora a sensibilidade à insulina e o iogurte contribui para a saciedade.

3. Banana amassada com aveia e um fio de mel

Fonte rápida de energia e triptofano. Boa pedida para quem tem pouco tempo entre a refeição e o treino de 30 a 45 minutos.

4. Maçã com pasta de amendoim ou castanhas

A fruta fornece carboidrato leve, e a gordura boa das oleaginosas prolonga a energia sem causar desconforto. “Evito recomendar proteínas animais nesse horário. Elas são de digestão mais demorada e podem interferir na qualidade do sono”, reforça Paloma Cupini.

Vitamina de banana com aveia em cima de bancada de mármore
Smoothie de banana com aveia e linhaça é uma ótima opção para o pós-treino (Imagem: Ravsky | Shutterstock)

E no pós-treino noturno?

Depois do exercício, o objetivo é repor nutrientes e iniciar a recuperação muscular. A nutricionista recomenda refeições leves e reparadoras, que não exijam muito esforço digestivo.

Boas opções incluem:

  • Vitamina de abacate com cacau e leite vegetal;
  • Iogurte natural com frutas vermelhas e granola integral;
  • Smoothie de banana com aveia e linhaça.

Além de práticas e deliciosas, “essas combinações ajudam a repor o glicogênio, oferecem proteínas leves e ainda têm compostos que favorecem o relaxamento e o sono reparador”, destaca a especialista.

Pode repetir os mesmos alimentos no pré e no pós-treino?

Para quem não dispõe de muito tempo para variar o cardápio, é possível consumir os mesmos tipos de alimentos antes e depois da atividade física. “Alimentos como o abacate, a banana e o iogurte podem estar tanto no pré quanto no pós-treino, variando apenas as combinações e as quantidades”, explica a nutricionista. Por exemplo, a banana com aveia e mel pode ser um ótimo pré-treino, enquanto o smoothie de banana com leite vegetal e linhaça se encaixa perfeitamente no pós-treino.

“À noite, prefira alimentos leves, integrais e ricos em nutrientes calmantes, como magnésio e triptofano. Eles fornecem energia de maneira equilibrada, ajudam na recuperação e favorecem o sono profundo”, finaliza a nutricionista integrativa Paloma Cupini.

Por Silmara Sanches

Tags
Mais noticias

Entenda quais são os hábitos saudáveis para se prevenir do AVC 

GCM de Itaquá apreende 22,7 mil porções de drogas

Imot é homenageado pela Agência de Fomento Empresarial por apoio ao desenvolvimento de Mogi das Cruzes

Veja Também