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Veja os sintomas e como combater a síndrome do cérebro de pipoca

A internet, o acesso fácil à informação e a possibilidade de trabalho remoto são algumas vantagens da vida moderna, mas a tentativa frenética e descontrolada de se manter atualizado e produtivo começa a surtir efeitos indesejados na saúde mental. Na expectativa de processar várias tarefas ao mesmo tempo, a mente dá sinais de exaustão. Que […]

3 de junho de 2024

Reportagem de: Edicase Conteúdo

A internet, o acesso fácil à informação e a possibilidade de trabalho remoto são algumas vantagens da vida moderna, mas a tentativa frenética e descontrolada de se manter atualizado e produtivo começa a surtir efeitos indesejados na saúde mental.

Na expectativa de processar várias tarefas ao mesmo tempo, a mente dá sinais de exaustão. Que atire a primeira pedra quem nunca se perdeu nas dezenas de abas abertas simultaneamente na tela do computador e, é claro, no cérebro.

Síndrome do cérebro de pipoca

Pensamento acelerado, dificuldade de foco, pouca concentração, baixa produtividade e a sensação incômoda de não conseguir acompanhar o ritmo do mundo moderno são tão comuns que já têm até nome: síndrome do cérebro de pipoca.

O termo foi usado pela primeira vez em 2011 pelo cientista da computação David Levy para descrever a impressão de que o cérebro “pula” insistentemente de uma atividade para outra. De lá para cá, a expressão se popularizou e, ainda que Levy seja um defensor da inteligência artificial, ele faz críticas severas ao uso excessivo da tecnologia — principalmente ao que ele chama de vida multitarefas.

Mestre em Análise do Comportamento, o psicólogo Guilherme Alcântara Ramos diz que as pessoas têm a falsa impressão de serem mais produtivas quando fazem várias coisas ao mesmo tempo, mas alerta: “Esse comportamento tem ‘armadilhas’ e pode afetar a saúde mental, piorar a nossa capacidade criativa, reduzir a produtividade, levar à exaustão mental e causar uma sensação de ineficiência e impotência”.

Redução da capacidade de concentração

De acordo com Guilherme Alcântara Ramos, que é professor do curso de Psicologia da UniCuritiba — instituição que integra a Ânima —, a síndrome do cérebro de pipoca gera um círculo vicioso e leva as pessoas a buscarem cada vez mais informação e agilidade nas tarefas, tornando inalcançáveis a plena satisfação e a produtividade.

O livro “Atenção: Uma maneira inovadora de restaurar o equilíbrio, a felicidade e a produtividade”, escrito pela psicóloga Gloria Mark, professora PhD da Universidade da Califórnia, traz dados alarmantes sobre o assunto. Segundo a autora e pesquisadora dos impactos da mídia digital na vida das pessoas, a capacidade média de concentração passou de 2,5 minutos em 2004 para 75 segundos em 2012.

Hoje, esse tempo não passa de 47 segundos. Ou seja, em menos de um minuto, o cérebro “exige” algo novo. Já o tempo necessário para recuperar a atenção em uma tarefa perdida pode levar até 25 minutos. Essa incapacidade de foco, atenção e permanência em uma única atividade não impacta apenas o trabalho e os estudos. “As relações sociais e até a saúde são prejudicadas, já que a síndrome do cérebro de pipoca leva à impaciência e irritação, tornando as pessoas menos sociáveis e mais ansiosas”, avisa Guilherme Alcântara Ramos.

Como reconhecer a síndrome do cérebro de pipoca

Não é difícil encontrar quem se sinta sobrecarregado ou pouco produtivo, e as respostas para algumas questões simples podem confirmar se você também é “vítima” da síndrome do cérebro de pipoca. Faça essas perguntas a si: 

  • Você se distrai com facilidade mesmo quando tem um trabalho urgente a fazer?
  • Desativou as notificações dos aplicativos de mensagens e, mesmo assim, checa o app a todo instante?
  • Tem a sensação de que o cérebro não tem mais espaço para lembrar dos compromissos e das obrigações?
  • Durante uma conversa, esquece o que ia dizer e se perde no raciocínio?
  • Interrompe atividades importantes para checar sites e aplicativos e esquece de retomar o que estava fazendo?
  • Sente-se impaciente e irritado, inclusive com fatos que não interferem diretamente na sua vida?
  • Vive em permanente estado de urgência e com dificuldade para esperar por algo que, na sua opinião, já deveria estar concluído?
  • Tem dificuldade para se concentrar em uma só tarefa (ler um livro, assistir a um filme do início ao fim, fazer um relatório de trabalho ou estudar sem interrupção)?
  • Não consegue ficar longe do celular por muito tempo e precisa “transitar” por vários sites e aplicativos várias vezes ao dia?
Ilustração de mulher meditando e, ao redor dela, ícones com tarefas que podem ser feitas sem tela, como escutar música, ler um livro, fazer exercício físico e comer
Incluir atividades que não precisam de telas ajuda a recuperar a saúde mental (Imagem: VectorMine | Shutterstock)

Dicas para recuperar a saúde mental

Se você respondeu sim para a maioria das perguntas, é hora de reavaliar alguns hábitos. O psicólogo Guilherme Alcântara Ramos, professor do UniCuritiba, lista 6 dicas para tratar a síndrome do cérebro de pipoca. Veja abaixo! 

1. Limite o uso de telas

Limite o tempo de uso de telas. Se ficar conectado for uma exigência do trabalho, monitore e anote o tempo que você gasta em atividades “inúteis”. Fazer esse registro ajuda na tomada de consciência.

2. Faça um detox digital 

Dedique um tempo para o detox digital. É necessário dar um descanso ao cérebro para que ele encontre, no “ócio”, formas de se recuperar.

3. Faça atividades que não necessitam de telas

Incorpore à rotina diária atividades físicas, de relaxamento, de lazer e o contato com a natureza. Aposte em ações livres de tela, como esportes, artes, música, leitura, meditação etc.

4. Compreenda e corrija seus hábitos

Entenda quais são hábitos que drenam sua energia diante da tela. Mantenha jornadas exclusivas para o trabalho e o estudo, reservando um horário específico para acessar sites e aplicativos.

5. Desinstale aplicativos temporariamente 

Se for necessário, desinstale aplicativos, mesmo que seja por tempo predeterminado ou até que você adquira autocontrole.

6. Faça pausas durante o dia 

Faça pausas entre as tarefas que precisam ser feitas no computador, celular ou tablet.

Por fim, o psicólogo faz um alerta: “Se, com todas essas estratégias de ‘higiene mental’, você ainda se sentir sobrecarregado, exigido ao extremo, impaciente, ansioso e mentalmente exausto, como se não conseguisse absorver todas as informações que precisa, procure a ajuda de um especialista”.

Por Marlise Groth 

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