8º Festival de Culturas Negras de Mogi das Cruzes começa segunda-feira
Entre a próxima segunda-feira e o dia 21 de novembro, Mogi das Cruzes terá uma semana de muita música, dança, teatro e reflexão com o 8º Festival de Culturas Negras. Proporcionado pelo Programa Municipal de Fomento à Arte e Cultura (Profac), a agenda é uma parceria do Instituto Mogiano de Pesquisa, Educação e Cultura (Impec) […]
12/11/2020 16h23, Atualizado há 60 meses
Entre a próxima segunda-feira e o dia 21 de novembro, Mogi das Cruzes terá uma semana de muita música, dança, teatro e reflexão com o 8º Festival de Culturas Negras. Proporcionado pelo Programa Municipal de Fomento à Arte e Cultura (Profac), a agenda é uma parceria do Instituto Mogiano de Pesquisa, Educação e Cultura (Impec) com a União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro) local.
Com exceção de um workshop sobre o uso da voz, todas as atividades serão presenciais. Entre as atrações -que podem ser conferidas na íntegra nesta página-, haverá apresentação de samba, contação de histórias, espetáculo de dança e performances variadas de poesia, música e teatro. Além disso, roda de capoeira, palestra sobre racismo estrutural, feira livre com itens do vestuário afro e fórum sobre racismo.
A organização garante “um evento festivo e multicolorido”, que enalteça “artistas, produtores e pensadores negros” e traga à tona “questões importantes como a construção de políticas públicas que possam ajudar a diminuir as diferenças sociais e econômicas”.
Para Cícero Gomes, integrante da Unegro Mogi, este aspecto de “debater e entender as camadas do racismo estrutural” é fundamental para a obtenção de “uma sociedade mais justa e igual”. “Isto deve ser feito todos os dias, porém em eventos como este o assunto pode ganhar visibilidade maior”, diz ele.
Todas as atividades são gratuitas, e aquelas marcadas nos palcos do Teatro Vasques e Centro Cultural seguirão as normas de segurança e distanciamento social divulgadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. (Leia mais). Ou seja, apenas 40% do público estará presente, “de acordo com as diretrizes do comitê gestor de retomada gradativa das atividades da Prefeitura de Mogi das Cruzes”.
Segundo o secretário responsável, Mateus Sartori, “a celebração do Dia da Consciência Negra, por meio do Festival de Culturas Negras, é entendida como fundamental”. “Criado há oito anos, o festival simboliza o reconhecimento à bagagem histórica e cultural dos negros da nossa cidade, região e país e também o apoio na luta contra a discriminação racial e desigualdade social”, destaca ele por meio de nota enviada a O Diário.
Programação
16/11 – 19h – Abertura – Apresentação de Samba com Valéria Custódio
Local: Terminal Central
17/11 – 19h – Música – Theatro Vasques
Contação de Nossas Histórias
Com Valéria Custódio, Brendo de Lima e João Yraporan
18/11 – 19h – Dança – Teatro Vasques
Espetáculo Tereza de Benguela
Studio Aline D’ance – 18 participantes
19/11 – 19h – Cultura Popular – Theatro Vasques
Fé e Resistência
Número de participantes: 12
Afoxé Omo Sango
19/11 – 19h – Work shop – Plataforma digital – Virtual – Instagram/
Encantos, Danças Cantos e Encontros
Brendo de Lima
20/11 – 18h – Roda de Capoeira – Em frente ao Centro Cultural
Grupo: Muzenza
Apresentação de capoeira com o grupo Muzenza, tradicional na cidade.
20/11 – 19h – Palestra – Centro Cultural
Vida e Cotidiano: Do Racismo Estrutural `as Relações de Convivência
Rose Paiva
21/11 – 10h – Feira – Largo do Rosário
Feira Descendentes de Dandara
Feira livre com barracas de acessórios, vestuário, artesanato, penteado afro.
Apresentações de Maristela Afro, Pagode do Canta, DJ Nanny e Hip Hop
21/11 – 16h – Fórum – Theatro Vasques
Programa Diálogo Aberto : Racismo e Politicas Públicas Culturais Para Este Segmento
Cícero Gomes e Joyce Sobral
21/11 – 19h – Teatro – Theatro Vasques
Agô Perfomances Negras