Diário Logo

O Diário Logo

Akimatsuri supera expectativas e organizadores já preparam a festa de 2024

Após meses de trabalho, a Comissão Organizadora do 36º Festival de Outono Akimatsuri comemorou os resultados do evento que superou as expectativas em vários requisitos. O primeiro foi o recorde de público – 122 mil pessoas. Mais do que registrado no ano passado, quando receberam cerca de 120 mil pessoas nos quatro dias de evento, […]

26 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

Após meses de trabalho, a Comissão Organizadora do 36º Festival de Outono Akimatsuri comemorou os resultados do evento que superou as expectativas em vários requisitos. O primeiro foi o recorde de público – 122 mil pessoas. Mais do que registrado no ano passado, quando receberam cerca de 120 mil pessoas nos quatro dias de evento, no bairro da Porteira Preta. O bom tempo do segundo final de semana foi decisivo para que o público prestigiasse em massa o festival.

“O tempo ajudou as pessoas a saírem de casa para aproveitar o que estávamos há meses trabalhando para oferecer a elas. Apesar da lotação do evento e o congestionamento para chegar até o Centro Esportivo, tivemos um retorno positivo dos visitantes, com a promessa de retorno em 2024”, detalha Frank Tuda, presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes.

Ainda de acordo com ele, a quantidade de pessoas que vieram pela primeira vez, tanto do próprio Alto Tietê quanto de outras regiões, tem surpreendido a organização do festival. “É muito gratificante saber que o Akimatsuri tem se tornado cada vez mais conhecido dentro do Estado. Temos fechado parcerias que tem nos ajudado nessa missão de levar a cultura japonesa a mais pessoas”, avalia o presidente do Bunkyo.

Outro ponto destacado por ele nesta edição foram as possibilidades que o Akimatsuri ofereceu para imersão com a cultura japonesa. “Tudo é sempre pensado para que tenham a melhor vivência. Desde a culinária com os pratos orientais que são menos comuns em restaurantes, as oficinas culturais que trazem costumes bem antigos e tradicionais do Japão, até a exposição agrícola que divulga o trabalho no campo”, lista Frank.

O capital humano do Akimatsuri também deixou a 36ª edição do festival marcada na história do Bunkyo de Mogi das Cruzes. “Costumo sempre dizer que o Akimatsuri é uma grande família. Por trás deste grande evento, existem várias pessoas envolvidas, nossos patrocinadores, parceiros, prestadores e voluntários. É o principal ativo porque sem eles jamais conseguiríamos fazer um festival tão rico de costumes, tradições, cordialidade e respeito aos visitantes. Aproveito o momento para agradecer em público todos que estiveram com a gente nesta grande missão, que é divulgar e promover a cultura a japonesa”, finaliza Frank.

Agora a equipe dará uma pequena pausa para começar o planejamento para 2024. “Nunca paramos. Encerramos um festival já pensado no outro, pois não é fácil organizar um evento deste porte. O Akimatsuri é um dos maiores festivais japoneses do Brasil, reconhecimento que nos motiva a fazermos sempre mais e melhor”, conclui o presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes que aproveita para divulgar a data do Akimatsuri 2024. “Dias 6, 7, 13 e 14 de abril do próximo ano, esperamos todos vocês”.

 

Veja Também