Diário Logo

O Diário Logo

Cacá Lopes se apresenta em Mogi com show de forró

Público entrará em contato com o repertório autoral do músico pernambucano que, este ano, completa 40 anos de carreira

10 de maio de 2024

Cacá Lopes completa 40 anos de carreira em 2024 | Divulgação

Reportagem de: O Diário

Mogi das Cruzes irá receber amanhã (11) duas apresentações gratuitas do show ‘Berimbauê Balancê’ do cantor, violonista e compositor pernambucano Cacá Lopes. Os espetáculos serão divididos em dois horários, sendo o primeiro ás 15h na Paróquia Nossa Senhora da Piedade e o segundo ás 21h na Paróquia São José Operário.

O show ‘Berimbauê Balancê’ contará com um repertório das canções autorais gravadas ao longo dos 40 anos de carreira do músico. O projeto foi selecionado pelo edital da Lei Paulo Gustavo do Município.

O nome do espetáculo faz referência a uma das composições do artista, feita em parceria com o ativista do forró e mestre de capoeira, Vagner de Souza, falecido em outubro de 2023. O ‘Professor Vagner’, como era conhecido, foi um dos precursores do forró universitário e idealizador do Projeto Equilíbrio, tradicional casa de forró que funcionou no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, no início dos anos 2000.

Na canção, os valores da capoeira – enquanto manifestação cultural e artística brasileira – são enaltecidos a cada verso do forró sincopado entre acordes de violão e percussão. Cacá Lopes e ‘Professor Vagner’ promovem um encontro sinérgico entre a capoeira e o forró, ambos reconhecidos como patrimônios culturais do País pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“O público pode esperar um show pra cima com a presença de músicos de primeira. A composição Berimbauê Balancê traduz meus 40 anos de carreira. É uma música que até hoje é entoada nos festivais da Europa, fez parte do projeto Equilíbrio e do movimento do forró universitário”, explicou Cacá. Além das autorais, a apresentação abre espaço para os clássicos É Proibido Cochilar (Antônio Barros) e Festa do Interior (Moraes Moreira e Abel Silva). 

Confira a ficha técnica do show: Cacá Lopes (voz e violão), Cicinho Silva (sanfona), Neide Nazaré (vocal e triângulo), Batista Oliveira Júnior (baixo) e Rabicho Compositor (zabumba e berimbau).

Os shows, gratuitos, acontecem às 15h e às 21h, em paróquias da cidade, e terão duração de uma hora cada.

Serviço

  • Show Berimbauê Balancê
  • Data: 11 de maio;
  • Ingressos: Gratuito;
  • Horário (primeiro show): A partir das 15h;
  • Local (primeiro show): Paróquia Nossa Senhora da Piedade, localizada na rua Antônio Rozendo de Lima, S/N – Quatinga, Mogi das Cruzes;
  • Horário (segundo show): A partir das 21h;
  • Local (segundo show): Paróquia São José Operário, localizada na rua Vereador Nilton Sona, 2185 – Jundiapeba, Mogi das Cruzes.
Veja Também