Cineasta de Mogi das Cruzes lança curta-metragem dos ‘Cavaleiros do Zodíaco’
Filme celebra os 30 anos da franquia no Brasil, que estreou na televisão nacional em 1994, e foi integralmente gravado em Mogi
27/10/2025 10h43, Atualizado há 2 dias
Produção transformou Mogi das Cruzes no palco do clássico Cavaleiros do Zodíaco | Divulgação
O cineasta Nando Rodrigues, de Mogi das Cruzes, lançou neste fim de semana o curta-metragem “O Dragão de Rozan”, uma superprodução independente que celebra os 30 anos da exibição da franquia “Os Cavaleiros do Zodíaco” no Brasil. O filme foi disponibilizado no YouTube, no canal da produtora Raciocinando Filmes.
Assista:
Com mais de oito anos de desenvolvimento, o curta-metragem foi gravado integralmente em Mogi das Cruzes, transformando locações da cidade em cenários épicos da China, onde se passa a série original.
“Os Cavaleiros do Zodíaco” completaram 30 anos de exibição no Brasil no ano passado. A saga Saint Seiya, como é originalmente chamada, foi lançada pelo mangaká japonês Masami Kurumada em 1985 e chegou ao Brasil pela Rede Manchete, em 1994.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
O filme “O Dragão de Rozan” reconta parte da trajetória do cavaleiro Shiryu, que busca uma vida pacífica, mas é obrigado a confrontar o passado e proteger o legado de seu falecido mestre.
“Foram praticamente 8 anos para fazer um curta de 30 minutos, mas que foi feito com muita dedicação e carinho. Eu sou um fã que queria homenagear esta obra que marcou a minha infância. E ver essa repercussão tão positiva entre os fãs, incluindo ‘marmanjos’ de 40 anos chorando, é o que nos faz acreditar que conseguimos atingir os nossos objetivos”, comentou o diretor Nando Rodrigues.
Ficha técnica
O projeto já percorreu uma trajetória de sucesso, com estreias presenciais no Theatro Vasques, em Mogi das Cruzes, na Piticas XP (Shopping Plaza Sul, em São Paulo) e até uma Première Internacional em Buenos Aires, na Argentina, levando o nome da cidade para o cenário geek da América Latina.
O curta dirigido por Nando Rodrigues faz uma homenagem inédita ao universo de Cavaleiros do Zodíaco, com cenas de ação, efeitos visuais, e a dublagem clássica que marcou gerações. O filme conta com a co-produção da Action Kung Fu, empresa especializada em coreografias cinematográficas, liderada por Gutemberg Lins, que também interpreta Dohko de Libra.
O elenco traz Ralph Tung como Shiryu, Mel Matsumoto como Shunrei, Raul Dimas como o vilão original Erik, e Bruno Sangregório como Alberich 13º — além das vozes lendárias que marcaram a infância de milhares de fãs.
A dublagem, dirigida por Bruno Sangregório com apoio da Dubrasil, reúne um verdadeiro time de estrelas:
- Élcio Sodré como Shiryu de Dragão
- Luciana Baroli como Shunrei
- Sérgio Moreno como Dohko de Libra
- Renato Márcio como Mestre Ancião
- Celso Henrique como Erik