Diário Logo

Notizia Logo

Comunidade de Jundiapeba prepara Festa de Santo Ângelo, em Mogi

Os preparativos para um dos tradicionais eventos religiosos de Mogi das Cruzes começam neste sábado (29), com a confecção dos doces da quermesse da Festa de Santo Ângelo, que acontecerá nos dias 6 e 7 de maio. Mas antes do início da programação, na segunda-feira (1°), feriado do Dia do Trabalho, a comunidade do entorno […]

25 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

Os preparativos para um dos tradicionais eventos religiosos de Mogi das Cruzes começam neste sábado (29), com a confecção dos doces da quermesse da Festa de Santo Ângelo, que acontecerá nos dias 6 e 7 de maio.

Mas antes do início da programação, na segunda-feira (1°), feriado do Dia do Trabalho, a comunidade do entorno se reunirá para os trabalhos de capinação da área da centenária capela em louvor ao santo. Neste dia, também é realizada a limpeza do templo religioso, dirigido pelo frei Gabriel Haamberg.

As atividades da festa se concentram no final de semana dos dias 6 e 7 de maio, mas desde 3 de abril, as rezadeiras percorrem as casas para a realização do terço. No Dia de Santo Ângelo, comemorado em 5 de maio, às 19 horas, haverá uma celebração especial na capela.

 

Já no sábado (6) da festa, a programação começa às 14h30, com a reza do terço seguida de carreata com o mastro e bandeira de Santo Ângelo, saindo da casa dos festeiros, localizada na rua Cecília da Rocha, 286, Jundiapeba. Às 17 horas, o frei Gabriel fará uma celebração eucarística, logo após o levantamento do mastro. 

No dia seguinte, domingo (7), as atividades começam pela manhã. Às 8 horas, está marcada a 14ª Caminhada dos Devotos de Santo Ângelo, com saída da pizzaria Opção, também em Jundiapeba. Às 10 horas, o frei Adailson dos Santos fará missa na capela; às 12 horas será servido o tradicional afogado; e às 16 horas haverá procissão, seguida de nova celebração eucarística presidida pelo frei Gabriel.

A quermesse com barracas típicas de doces, salgados e bebidas acontecerá nos dias 6 e 7.

Para encerrar os festejos deste ano, no dia 8 (segunda-feira), ao meio-dia, acontece a celebração em ação de graças a todos os colaboradores da festa, também a cargo do frei Gabriel. 

A festa acontece na estrada das Varinhas, km 49,5, em Jundiapeba.

 

Veja Também