Diário Logo

O Diário Logo

Confira destaques para final de semana no Sesc Mogi das Cruzes

Programação inclui aulas de artes marciais, yoga, literatura, circo e muito mais

16 de maio de 2024

Circo Super Tosco | Foto: Joao Pimenta

Reportagem de: O Diário

Fique por dentro do que vai rolar neste sábado (18) e domingo (19), no Sesc Mogi das Cruzes. Diversão e lazer gratuito para toda a família. 

Clube da Horta

Centro de Educação Ambiental

O Clube da Horta é um ciclo de encontros quinzenais, nos quais os participantes acompanharão todos os processos envolvidos na produção de hortaliças – desde o planejamento, o preparo de canteiros, a adubação, o plantio e a manutenção até a colheita.

Com Sítio Olho D’água, situado em Mogi das Cruzes/SP. Desenvolve práticas que integram o ser humano consigo mesmo e com o ambiente em que vive, proporcionando às pessoas o sentimento de autonomia ao suprir as suas próprias necessidades de uma maneira leve e verdadeira.

Dia 18/05, sábado, das 14h às 16h30 no Centro de Educação Ambiental – Gratuito

Circo

Super tosco

Super Tosco é uma festa que mistura música, números de técnicas de circo e improviso em uma dramaturgia cômica livre. O resultado é uma trama virtuosa, acolhedora e engraçada.

Super Tosco não tem segredo, o espetáculo é super pela supremacia do que se apresenta, é mais que o mais dos mais! Chega a ser heroico de tão super. Mas o super não vem sozinho, é pressuposto para nome composto, aí que vem o Tosco. A trama do espetáculo é super tosca, porque é real, feita por palhaços que com suas histórias e números de divertimento não vão achar outra forma de heroísmo que não a tosca… A grandiosidade do Super aparece em espantosas acrobacias habilidades, número de equilíbrio, música ao vivo com naipe de sopros e banda atrapalhada. Tem muito mais, animais ferozes, bambolês adestrados e artistas internacionais que se apresentam a qualquer custo.

Essa é uma farra circense para rir, e muito!

O Rosa dos Ventos é um grupo de artistas populares de rua. Seus integrantes são pesquisadores da história da cultura popular, da comicidade e da diversidade cultural existente em nosso país. Fundado em 1999 por alunos da Unesp, o Rosa dos Ventos nasce de um projeto de extensão Universitária, onde teatro, folclore e circo eram cenicamente representados por palhaços. Os trabalhos do grupo buscam a fusão do teatro, da música, das técnicas circenses, do palhaço e dos tipos cômicos em uma arte popular vibrante, subversiva e questionadora.

Literatura

Mundo Jardim – conto de todos os cantos: Mediação de Leitura

Na alameda da unidade, os mediadores de leitura convidam o público a adentrar a literatura como um jardim: em que os livros são as sementes que germinam saberes e ideias. Tratando também de temas da tradição popular, música de percussão e brincadeiras, os participantes embarcam em uma jornada de descobertas com narrativas de mundos desconhecidos e culturas inexploradas.

Até 31/5, sábados e domingos, das 10h às 12h e/ou das 13h30 às 16h30, no Sesc Mogi.

Aulas Abertas Especiais

Tai Chi Chuan com Flávio Sipriano da Silva

Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa praticada com movimentos lentes e em silêncio, proporcionando a movimentação da energia do corpo e estimulando a consciência corporal, a concentração e a tranquilidade. O Tai Chi Chuan é também conhecido como meditação em movimento, e é muito realizado tanto como um esporte de defesa pessoal, mas também para fins terapêuticos, pois seus exercícios trazem benefícios como corrigir a postura, o equilíbrio e a força, além de harmonizar as emoções e combater doenças mentais como ansiedade e depressão. O Tai Chi Chuan é uma das artes marciais mais simples e fáceis de fazer, podendo ser praticada por qualquer pessoa e iniciada em qualquer idade.

Até 25/5, sábados, das 10h às 11h. A classificação é 12 anos. Acesso gratuito, com distribuição de senhas 30 minutos antes do início da atividade.

Hatha Yoga com Andrea Yoshinaga

Hatha Yoga, linha muito centrada no trabalho de corpo. Dá-se muita atenção ao correto alinhamento corporal durante o asana. Com o alinhamento quebram-se padrões corporais, que quebram padrões emocionais, que quebram padrões comportamentais. Todas essas quebras de padrões se dão porque se o corpo físico está alinhado com precisão, nossa respiração está alinhada com a mesma precisão.

Até 26/5, domingos, das 10h às 11h. Classificação 12 anos. Acesso gratuito, no Sesc Mogi, com distribuição de senhas 60 minutos antes do início da atividade.

Vivência e Oficinas

Mistérios da Natureza

(brinc)Ar Livre

Que tal conhecer um pouco mais sobre as abelhas sem ferrão do Sesc Mogi das Cruzes? Ao longo dessa oficina conheceremos quem são e como vivem as abelhas sem ferrão, aprenderemos sobre a importância ecológica desses pequenos insetos e degustaremos diferentes tipos de méis.

Com ZumZum Verde, negócio socioambiental que nasceu para polinizar práticas e saberes que contribuam com a regeneração do planeta. Oferecemos atividades educativas transformadoras (cursos, oficinas e vivências) para diferentes espaços, instituições e eventos. Além disso, criamos jardins funcionais e biodiversos inspirados pelos princípios da agroecologia e permacultura.

Dia 19/5 domingo, das 10h às 12h ou das 14h às 16h, no Centro de Educação Ambiental. A partir de 06 anos. Grátis – Distribuição de senhas 30 minutos antes do início da atividade.

Criatura Luminosas com Massinhas

As crianças vão usar massinhas condutivas para fazer inventar criaturas que têm alguma parte luminescente no seu corpo. Além do planejamento com esboços e de técnicas básicas para moldar o material, a oficina envolve o aprendizado de circuitos elétricos simples usando LED e bateria.

A Bu-Go é uma empresa de Design e Educação com a missão de levar as metodologias ativas de ensino para o maior número de pessoas possível. Criam experiências de aprendizagem mão na massa para crianças e adultos e produzem materiais didáticos para apoiar as atividades e projetos que envolvem solucionar problemas usando materiais reaproveitados, eletrônica e técnicas de prototipação e criatividade. Possuem o selo DNA USP, feito pela Agência USP de Inovação, que ressalta as importantes contribuições de estudantes e ex-estudantes da USP para o Brasil.

Dias 18 e 19/5 , sábado e domingo, das 10h às 12h ou das 14h às16h, no Espaço de Tecnologias e Artes. A partir de 06 anos. Grátis – Distribuição de senhas 30 minutos antes do início da atividade.

Veja Também