Diário Logo

O Diário Logo

Festa de São Benedito, em Mogi, reúne mais de 30 mil pessoas

Com um balanço positivo, a organização contou que dará andamento à reforma do Santuário e aos projetos sociais

23 de abril de 2024

Festeiros e Capitães de Mastro reuniram mais de 30 mil pessoas na Festa de São Benedito | Divulgação

Reportagem de: O Diário

A organização da Festa de São Benedito, de Mogi das Cruzes, divulgou um balanço da uma edição do evento, que teve início no dia 4 e terminou no dia 14 deste mês. Segundo os Festeiros Tatiana Rodrigues e Cláudio Pereira, mais de 30 mil visitantes passaram pelas procissões, missas, parquinho, barracas e museu que mostrou a história da igreja, do santo padroeiro e das cerimônias.

Pela primeira vez, a festividade contou com 11 dias de quermesse, além do ato excepcional de elevação da igreja à paróquia, ministrado pelo bispo Dom Pedro Luiz Stringhini na abertura do evento e muito celebrado por toda a comunidade.

De acordo com os Capitães de Mastro, Renata Sponda e Marcel Pupo, o carro-chefe do evento foi o churrasco. “Vendemos 3.255 unidades. Sem dúvidas, foi a alimentação mais concorrida do nosso cardápio”, relatou Sponda.

Já o tortinho, famosa comida típica das festas religiosas, vendeu 2.843 unidades, seguido da fogazza – considerada nova na festividade -, com 2 mil unidades.

No fechamento realizado pela organização, ao todo foram 120 voluntários, que trabalharam todos os dias para que a Festa de São Benedito acontecesse. “Só temos a agradecer pelo empenho, pelo amor e pela dedicação de todos que nos ajudaram com o evento. Sem eles, nada aconteceria”, relatou a festeira Tatiana.

Para o padre Marcos Sulivan, a festividade foi muito especial. “Ao chegar à igreja, olhar os andores, a multidão de fiéis que nos acompanhava, os voluntários, o meu coração explodiu de emoção”.

Para a realização desse grande acontecimento, são 365 dias de organização, estratégias e luta para que tudo aconteça da melhor forma possível, sempre pensando nos fiéis e participantes. Por conta disso, no próprio dia 14, já foram anunciados os nomes dos próximos festeiros: Marcel Pupo e Renata Sponda.

“Estou entusiasmada e ansiosa para produzir uma festa ainda mais bonita e mais animada, continuando a honrar o nosso querido santo cozinheiro”, comentou a futura festeira.

Neste ano, os participantes contaram com procissões, quermesse, parque de diversões, museu (em que os alunos do colégio Placidina foram os responsáveis por montá-lo e por recepcionar os visitantes, mostrando sobre a história do santo padroeiro e da igreja) e com um cardápio reformulado, em que foram incluídos o buraco quente, a fogazza e o churrasco de pernil, além da agilidade para pagamento das compras com o cartão Zig.

“A Festa de São Benedito de 2024, feita pelo povo e para o povo, foi contada por crianças e adultos, por novena e parque de diversão, por museu, músicos e quentão, por comidas típicas e decoração, por congada, mastro e laço de fita. A Festa de São Benedito de 2024 foi contada por amor, andor e missa. E a Festa de São Benedito de 2024 foi, graças ao seu povo festeiro, uma história cultural, folclórica, grandiosa e muito, muito frutífera e bendita”, finalizou Rodrigues.

Sobre o valor arrecadado, ele será destinado para continuar a restauração do santuário, bem como para manter os seus custos diários e auxiliar a comunidade carente.

Veja Também