Festival Hip Hop Attack acontece em Mogi no próximo domingo (15)
Evento promete reunir arte urbana, música, oficinas e cultura periférica no Centro Esportivo de Jundiapeba de forma gratuita

Evento é idealizado pelo artista Menino Sati | Foto: Divulgação
Reportagem de: O Diário
No próximo domingo (15/6), das 08h às 20h, o Centro Esportivo de Jundiapeba (Rua Pedro Paulo dos Santos, nº 2474, Mogi das Cruzes) será palco do Festival Hip Hop Attack. O evento, que é idealizado pelo artista Menino Sati e conta com a produção executiva de João Corrêa, promete reunir arte urbana, música, oficinas e cultura periférica de forma gratuita.
Segundo os organizadores, o festival nasceu a partir de uma pesquisa de campo com o objetivo de criar conexões entre artistas urbanos e a comunidade, valorizando talentos locais, promovendo profissionalização e fortalecendo a arte periférica para a própria periferia.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real
Com 23 apresentações artísticas, quatro oficinas e duas rodas de conversa, o evento traz uma programação intensa que contempla todas as linguagens do Hip Hop: DJ, MC, Graffiti e Breakdance, além de debates sobre história e profissionalização na cultura urbana.
Entre os destaques da programação estão o Live Time Art, uma competição de pintura ao vivo; o campeonato de basquete 3×3 (adulto e sub-17); apresentações de MCs locais, batalhas de rima e Slam.
Nascido no final da década de 1970 no Bronx, em Nova York, o hip hop surgiu como uma forma de expressão cultural e resistência de jovens negros e latinos frente à desigualdade social e à violência urbana. Composto por quatro elementos principais — MC (rima), DJ (discotecagem), Breakdance (dança) e Graffiti (arte visual) —, o movimento rapidamente se espalhou pelo mundo, tornando-se um poderoso instrumento de identidade, crítica social e transformação comunitária.
O Hip Hop Attack será gratuito e realizado no Centro Esportivo de Jundiapeba (Rua Pedro Paulo dos Santos, nº 2474), a apenas 14 minutos a pé da estação de trem Jundiapeba (linha Coral 11 – com conexão direta às estações Corinthians/Itaquera, Tatuapé, Brás e Luz). Para mais informações e atualizações, siga o festival no Instagram: @festival.hiphopattack
Programação
Palco Attack (360°)
- 09:00 – Ocupação – música (Mpb instrumental);
- 10:00 – Oficina – escrita musical (Vell Rangel);
- 10:45 – Oficina – gravação com celular;
- 12:00 – Vell Rangel – música (Reggae);
- 13:45 – Oficina: graffiti: história e prática (Sati);
- 15:00 – Batalha de rima + Slam Mogi;
- 18:15 – Live Time Art (evento principal);
- 20:00 – Martin – música (Rap/Trap/R&B).
Palco Street
- 08:00 – Campeonato de basquete 3×3 – Adulto E Sub 17;
- 10:15 – Esquadrão Aéreo – Basquete Street Art;
- 11:15 – Breakdance – Mogi City Brakers;
- 13:00 – Roda de conversa – profissionalização na Arte e Cultura;
- 13:45 – Oficina – escrita criativa (João);
- 14:30 – Roda de conversa – história do Hip Hop no Brasil;
- 17:30 – Karen Santanna – música (Rap/Trap/Mpb).