Diário Logo

O Diário Logo

Filme sobre artista de Mogi terá pré-estreia neste domingo

“Arte InspirAção: Chaer - Pirata Contemporâneo” será exibido no Theatro Vasques, às 17h30, com entrada aberta ao público

22 de abril de 2024

Longa-metragem, que estreia em Mogi, conta o processo criativo e história de Mauricio Chaer | Divulgação: Itapeti Filmes

Reportagem de: O Diário

O documentário “Arte InspirAção: Chaer – Pirata Contemporâneo”, longa-metragem que conta o processo criativo e história do artista plástico de Mogi das Cruzes, Mauricio Chaer, terá  pré-estreia neste domingo (28), às 17h30, no Theatro Vasques. A entrada é gratuita, mas é necessário levar 1 quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições de caridade. 

No dia 30, terça-feira, será realizada uma segunda exibição, também no Vasques, programada para às 19h30. 

O filme, financiado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), foi planejado para ser um curta-metragem de apenas 13 minutos, mas no decorrer das gravações, o cenário mudou. O diretor e roteirista Rodrigo Campos (Serráqueos, Nunca Estarei Lá) quis realizar algo maior, mesmo com a limitação de verba. 

“Durante a produção, me dei conta de que havia muita coisa rica que não poderia ser descartada na versão final. Eram pequenas coisas que aconteciam no ateliê do Chaer que precisavam ser registradas. No caso dele, arte e artista são praticamente indistinguíveis”, destacou o diretor.

O roteiro passa pelas várias técnicas e fases do artista. Desde  a cerâmica, quando tinha como mentor Akinori Nakatani, até sua inclinação para trabalhar com o cimento, telas de tinta a óleo, e as famosas obras de galhos de mamona e cedro, quando se identifica com a arte contemporânea de vanguarda.

“Uma das características mais importantes do Chaer é que a obra dele é pública. Está nas ruas, praças e parques, e as pessoas interagem com ela. Mas, quando se conhece mais sobre o artista e como ele pensa, novas camadas vão se sobrepondo às ideias e aos significados das obras”, ressaltou Rodrigo.

O documentário aborda as inspirações do artista e apresenta o ateliê.  A produção do filme optou por uma abordagem específica para as filmagens, fazendo com que a câmera siga o personagem em suas criações. Além do tour pelo ateliê, “Chaer – Pirata Contemporâneo” faz uma visita à 53ª Bienal de Arte em São Paulo, realizada ano passado.

O longa-metragem conta ainda com uma música exclusiva para a trilha sonora. A canção intitulada “Pirata Contemporâneo” foi composta e gravada pelo artista Rui Ponciano.

O documentário é uma produção da Itapeti Filmes, financiada com recursos da LIC. Por meio da lei, o projeto recebe patrocínio da Quasar Transporte e Logística, Colégio Santa Mônica e da Província Carmelitana de Santo Elias. Assim que lançado no Theatro Vasques, o filme deve circular, inicialmente, em Mogi e Alto Tietê, com os locais específicos ainda a serem definidos.

Serviço

  • Data: 28 e 30 de abril;
  • Horários: 17h30 no dia 28) e 19h30 no dia 30;
  • Local: Theatro Vasques, localizado na R. Dr. Corrêa, 515 – Centro, Mogi das Cruzes.
Veja Também