“Ler e rua é brincar” tem 2ª edição nesta quarta-feira, em Ferraz de Vasconcelos
Projeto contará com atividades em dois horários: das 8h às 10h e das 14h às 16h; ação está sendo realizada na Rua Francisco Sperandio, no bairro Cidade Kemel
12/11/2025 08h40, Atualizado há 9 dias
Escritor Marcelo Barbosa é quem está à frente do projeto | Foto: Reprodução
A Estação Cidadania e Cultura, na Cidade Kemel, em Ferraz de Vasconcelos, recebe nesta quarta-feira (12) a 2ª edição do projeto “Ler e rua é brincar”, com atividades em dois horários: das 8h às 10h e das 14h às 16h.
O evento é uma parceria entre o Clube do Livro da Biblioteca Municipal José Andere e a Secretaria de Cultura e Turismo de Ferraz de Vasconcelos, com apoio do Governo do Brasil, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A ação está sendo realizada na Rua Francisco Sperandio, 700, Cidade Kemel.
Inspirado na frase do educador Rubem Alves: “Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar”, o projeto busca aproximar o público dos livros por meio de brincadeiras e atividades lúdicas.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Durante o evento, haverá jogos educativos, atividades recreativas, sorteios de brindes literários e bate-papo com escritores regionais, integrantes do Clube do Livro, que compartilharão suas experiências com os participantes. Entre eles está Marcelo Barbosa, idealizador do projeto.
A iniciativa também pretende chamar atenção para os índices de leitura no país. Dados da Associação Nacional de Livrarias (ANL) mostram que 60% dos brasileiros não leem e mais de 40% perderam o interesse pelos livros. Em 2023, apenas 16% dos adultos compraram livros, e a média nacional foi de quatro obras lidas por ano, número inferior ao registrado em outros países.
Na primeira edição, realizada no Calçadão de Ferraz, o projeto impactou cerca de 170 pessoas, entre crianças, pais e responsáveis, reforçando a importância da leitura como ferramenta de transformação.