Diário Logo

Maria Gadú e Planta & Raiz encerram o mês de abril no Sesc Mogi

Na agenda do Sesc Mogi, o mês de abril será encerrado com shows comandados por artistas reconhecidos e apresentações teatrais. A apresentação de Leci Brandão, que estava programada para a próxima segunda-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho, foi cancelada por motivos pessoais da cantora. Em seu lugar, subirá ao palco a sambista Eliana de […]

26 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

Na agenda do Sesc Mogi, o mês de abril será encerrado com shows comandados por artistas reconhecidos e apresentações teatrais. A apresentação de Leci Brandão, que estava programada para a próxima segunda-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho, foi cancelada por motivos pessoais da cantora. Em seu lugar, subirá ao palco a sambista Eliana de Lima, às 18 horas.

Neste sábado (29), às 18 horas, será a vez da Planta & Raiz. Com 25 anos de estrada, a banda de reggae formada por Zeider (vocal), Fernandinho (guitarra), Franja (guitarra), Samambaia (baixo) e Juliano (bateria) apresenta seus grandes sucessos, com nova roupagem, agora num show acústico que trará muito mais do que os clássicos já existentes na mente do público, mas novas e inéditas canções que marcam uma nova fase da banda que nunca deixou sua essência de lado. Mais informações e ingressos no site https://www.sescsp.org.br/programacao/planta-e-raiz-3/

Já no domingo (30), às 18 horas, quem sobe ao palco da unidade mogiana do Sesc é Maria Gadu. No projeto “Quem sabe isso quer dizer amor”, ela Gadu reverencia a Música Popular Brasileira (MPB). No show desse seu último lançamento, a artista celebra o marco dos seus 20 anos carreira e apresenta regravações de canções brasileiras que marcaram sua vida. Os ingressos estão esgotados.

Homenageando grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, Gonzaguinha, Marisa Monte, Rita Lee e Renato Russo, ela também traz canções internacionais – em inglês, espanhol e italiano.

No disco, são ao todo 12 faixas produzidas por Gadú, nas quais ela interpreta e toca todos os instrumentos das canções, comprovando sua versatilidade e pluralidade, tanto como intérprete quanto como instrumentista.

Já na segunda-feira (1°), às 18 horas, será a vez de Eliana de Lima. 

Cantora paulistana com 43 anos de carreira, tendo origem no carnaval de São Paulo como intérprete de samba enredo no início dos anos 80, ela passou por diversas escolas de samba, sendo a única mulher em desfiles oficiais do grupo especial do Carnaval de São Paulo.

Participou por 15 anos, de desfiles na avenida Tiradentes e no sambódromo do Anhembi, tendo dividido o samba com o antológico Jamelão, um dos principais do gênero pela Unidos do Peruche, e posteriormente sendo intérprete da Leandro de Itaquera. 

Foi em 1987 que ela se lançou no mercado fonográfico. No seu primeiro disco solo, tendo gravado 11 obras atinge o auge em 1991 com o disco “Fala de amor” da gravadora independente JWC Records, 

Entre os diversos hits de sucesso nesta obra, a música Desejo de amar, a leva ao conhecimento nacional e internacional, atingindo vendagem superior a um milhão e quinhentas mil cópias. Precursora do movimento do samba e pagode dos anos 90, recebeu o título de rainha do samba de São Paulo. Nesse feriadão, a cantora traz um show com os sucessos da carreira, e sobe ao palco do Sesc Mogi, com muita leveza e samba no pé.

O show é recomendado para maiores de 12 anos, com entrada franca. Distribuição de ingressos na portaria, por ordem de chegada, a partir das 17 horas do dia 1° de maio.. Só será permitida a retirada de 1 (um) ingresso por pessoa.

Outros shows

Antes disso, há outras atrações no Sesc Mogi. Nesta quinta-feira (27), às 20 horas, será a vez do trio Fino da Roça, referência no estudo, preservação e divulgação da música caipira instrumental, que nasceu há quatros anos e tem a atual formação composta por Pedro Gava (viola caipira), Araê Cainã (violão 7 cordas) e Cássio Soares (percussão).

Para a direção musical do disco de estreia, de mesmo nome, os integrantes convidaram o renomado e premiado violeiro Ivan Vilela.

O Trio O Fino da Roça tem o objetivo de contar um pouco da trajetória da música caipira de forma instrumental, através de releituras que buscam retratar as características dos compositores de cada fase, mesclando o tradicional ao movimento que a viola vem sendo inserida nos últimos anos.

A apresentação é gratuita, sem a necessidade de retirada de ingressos com antecedência.

Na área teatral, na sexta-feira (28), às 18 horas, tem a peça “O Torto Andar do Outro”, baseada no cordel “Um Conto Bem Contado”, do poeta potiguar Antônio Francisco, que reflete sobre pluralidade humana, respeito e tolerância. Em uma cidade encantada, os habitantes, que andam de lado como caranguejo, têm seus hábitos e costumes alterados depois de descobrirem uma criança que anda para frente.

A Cia. Pão Doce de Teatro desenvolve desde 2002 projetos na área de artes cênicas, música, audiovisual e dramaturgia em Mossoró, Rio Grande do Norte, e realizou a montagem de 11 espetáculos, circulou por 19 estados, entre mais de 120 cidades do país.

Na programação, há ainda “Letras Perambulantes”, com o Núcleo Caboclinhas, no sábado (29), às 14 horas. O espetáculo narra a vida e obra do poeta cearense Patativa do Assaré, por meio de figuras reais que fizeram parte da vida do poeta se juntam à personagens fictícios que, entremeados por uma seleção musical executada ao vivo, contam a história de Patativa: a genialidade do cordelista, sua infância na roça e suas primeiras rimas, de forma singela e convidativa ao público. 

O Núcleo Caboclinhas é formado por artistas apaixonadas pelos costumes brasileiros. Iniciaram suas atividades há 15 anos e, desde então, apresentam espetáculos, vivências artísticas e shows que resgatam e preservam temas da cultura popular brasileira em sua musicalidade, danças, autores, e tudo mais que faz parte deste universo. Os seus trabalhos receberam várias indicações a prêmios importantes, como: Prêmio FEMSA Coca-Cola, Prêmio CPT (Cooperativa Paulista de Teatro), e várias premiações importantes em festivais de teatro por todo país. Haverá tradução simultânea em Libras. 

Mais informações sobre a compra de ingressos para os shows de Planta & Raiz, Maria Gadu no site 

Veja Também