Mesmo à distância, escolas de Mogi das Cruzes comemoram o Halloween
Hoje é Dia das Bruxas, versão brasileira do tradicional Halloween. Marcada por festas à fantasia com máscaras horripilantes e também pela busca por doces, por parte das crianças, a celebraçao é antiga, credidata ao povo celta, que costumava homenagear os mortos. Praticamente todas as atividades deste período envolvem o encontro presencial, como a produção de […]
Reportagem de: O Diário
Hoje é Dia das Bruxas, versão brasileira do tradicional Halloween. Marcada por festas à fantasia com máscaras horripilantes e também pela busca por doces, por parte das crianças, a celebraçao é antiga, credidata ao povo celta, que costumava homenagear os mortos.
Praticamente todas as atividades deste período envolvem o encontro presencial, como a produção de fantasias e maquiagens de terror e a elaboração de pratos e quitutes “sombrios”, como doces que lembram aranhas e caveiras, além de várias outras ações. Tudo isso foi posto em xeque durante a pandemia de Covid-19, que prevê o isolamento social.
Em Mogi das Cruzes, no entanto, várias escolas – locais o Dia das Bruxas é mais ativo – usaram a internet para comemorar a data, cujo nome original é baseado na expressão “All Hallow’s Eve”, algo como “véspera de todos os santos”, em língua portuguesa.
Confira o que fizeram alguns grupos da cidade para driblar as barreiras do distanciamento social:
Ensino particular
Um dos principais entusiastas deste período na cidade é o Colégio Brasilis, que promoveu ontem um drive-thru de Haloween, na unidade II, no Alto do Ipiranga. “Mesmo que de longe e com todos os cuidados necessários”, dizem os organizadores, a criação de um corredor temático para receber veículos tem o objetivo de promover o “encontro entre alunos e professores”.
Os carros que passaram pelo túnel foram fotografados em frente ao mural temático. Muitas crianças levaram abóboras para a festa e realizaram a tradicional brincadeira de “doces ou travessuras” em meio a decoração de esqueletos, fantasmas e outros elementos temáticos.
Os estudantes marcaram presença com maquiagens e fantasias que podem ser vistas no instagram @colegio_brasilis. A mesma ação foi realizada na unidade III, de César de Souza, na quinta-feira última, dia 28.
Ensino público
Exemplo de que a criatividade é o melhor tempero para atividades do Dia das Bruxas, a Escola Estadual Professora Irene Caporali de Souza promoveu um concurso de fantasias ao longo desta semana.
Os alunos e professores enviaram fotos para a coordenação, e os melhores colocados foram selecionados durante uma festa totalmente online e ao vivo, na última quinta-feira, dia 29, via Google Meet.
Ensino de línguas
Por manterem relação com os países de origem do Haloween através do ensino de novas linguagens, as escolas de idioma são tradicionalmente as principais responsáveis por manter acesa a chama do terror típico desta época do ano no Brasil.
Em Mogi, a Yázigi fez uma série de atividades durante as aulas desta semana. Vários alunos, como os comandados pela “teacher” Ellen, foram incentivados a práticar o vocabulário típico do Haloween e a confecionar lanternas e fantasmas de algodão, numa mistura de “inglês com trabalho artístico”.