Mogi das Cruzes abre inscrições para passeio noturno guiado pelo Roteiros do Patrimônio
Ao todo, estão disponíveis 60 vagas para a visita da Edição Museus, que será realizada na próxima sexta-feira (14)
10/11/2025 10h21, Atualizado há 11 dias
Roteiro do Patrimônio abriu inscrições nesta segunda-feira (10) para o passeio noturno guiado pelos museus da região central de Mogi das Cruzes | Foto: Divulgação/PMMC
O programa Roteiros do Patrimônio está com inscrições abertas para mais um passeio noturno guiado, desta vez na Edição Museus. Ao todo, estão disponíveis 60 vagas para a visita, que será realizada na próxima sexta-feira (14), a partir das 19h. Os interessados devem se inscrever de forma gratuita por meio deste link. A inciativa é uma realização da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
No dia do evento, os participantes serão conduzidos pelo mediador cultural Dorival Martins. O ponto de encontro e de partida das visitações será o MUVE – Museu de Vivências Educacionais. Os visitantes seguirão em direção à Pinacoteca de Mogi das Cruzes, finalizando o passeio noturno no Museu do Carmo.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Sobre o Museu das Vivências Educacionais – MUVE
O Museu de Vivências Educacionais – MUVE foi criado a partir da Lei nº 7.799/2022, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, fica localizado no Casarão da Rua Coronel Souza Franco, 917. É um centro de Educação Patrimonial dotado de recursos tecnológicos destinados à exposição de conteúdos organizados em salas temáticas, com o objetivo de propagar de forma interativa, a história de Mogi das Cruzes.
Sobre a Pinacoteca de Mogi das Cruzes
Inaugurada em 24 de setembro de 2016, a Pinacoteca é um espaço cultural destinado à produção das artes visuais, de obras assinadas por artistas mogianos e convidados, em salas próprias e adequadas ao segmento.
A Pinacoteca tem dez espaços expositivos internos e um espaço externo, além de uma sala destinada às exposições rotativas e temporárias. Cada sala recebe o nome de um artista que contribuiu para a formação artística de Mogi das Cruzes.
O acervo é composto por 50 obras pertencentes à Prefeitura, as quais foram reunidas ao longo dos anos. Em exposição, são 161 obras de 128 artistas, selecionadas especificamente para o equipamento. Há, ainda, 80 obras na reserva técnica da unidade.
Sobre o Museu Mogiano / Casarão do Carmo
O primeiro Museu Mogiano foi criado com a Lei nº 30 de 05 de junho de 1948. Inicialmente, a instituição ocupou diferentes locais da cidade até ser estabelecida, na década de 1960, no pavimento superior do Cine Urupema, junto à então Biblioteca Municipal.
Na década de 1970, por meio de convênio com o Governo do Estado de São Paulo, o museu passou a se chamar “Museu Histórico e Pedagógico Visconde de Mauá”, e, nos anos 1980, foi transferido para a Prefeitura Municipal.
Atualmente, encontra-se localizado no Casarão do Carmo, com o resgate de sua nomenclatura original, Museu Mogiano. O acervo possui uma variedade de objetos, utensílios domésticos e mobiliários do século XVIII e XIX, que proporcionam ao visitante conhecer os antigos costumes e modos de vida do município.
O espaço cultural abriga também a Bandeira da Câmara Municipal do século XVIII, a Bandeira Imperial e uma mostra do acervo arqueológico do município, além da Sala Historiador Isaac Grinberg. O local apresenta ainda exposições itinerantes, além das coleções que contribuíram para a história de Mogi das Cruzes.
Serviço
(Programação sujeita a alterações. Ação com entrada franca mediante inscrições prévias)
- Roteiros do Patrimônio – Edição Museus;
- Data: 14 de novembro (sexta-feira);
- Horário: 19 horas;
- Ponto de encontro: MUVE – Museu de Vivências Educacionais (R. Cel. Souza Franco, 917 – Centro);
- Link para inscrições a partir do dia 10/11/2025: https://forms.gle/SmAQ17qyPN3abSLA7.