Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Passado, presente e futuro da Turma da Mônica na visão de seu criador

Um dos grandes mestres do mercado editorial, Mauricio de Sousa, credita o sucesso da Turma da Mônica ao amor pela leitura, à sensibilidade ao observar as crianças e tê-las como inspiração, e também ao fato de sua empresa manter-se aberta às inovações, entendendo as movimentações do mercado e buscando adaptar-se para manter-se forte na lembrança […]

Por O Diário
04/11/2020 10h47, Atualizado há 61 meses

Um dos grandes mestres do mercado editorial, Mauricio de Sousa, credita o sucesso da Turma da Mônica ao amor pela leitura, à sensibilidade ao observar as crianças e tê-las como inspiração, e também ao fato de sua empresa manter-se aberta às inovações, entendendo as movimentações do mercado e buscando adaptar-se para manter-se forte na lembrança de milhões de pessoas de todas as idades.

Há mais de 60 anos, a Turma da Mônica é uma marca com forte presença nas famílias do Brasil e do mundo. Quem vê o sucesso da turma do bairro do Limoeiro não imagina que ela só existe porque há anos um garotinho achou um gibi velho na rua e o levou para casa.

“Eu achei bonita aquela história colorida, levei pra casa e pedi pra minha mãe ler pra mim. Meu pai começou a trazer novos gibis e eu pedia toda hora pra minha mãe ler. Até que, um dia, ela começou a me ensinar a ler, para que eu fizesse a leitura sozinho”, relembra Mauricio.

Foi um caminho sem volta. Aos 4 anos, Mauricio tomou gosto pela leitura e, além dos gibis, passou a ler livros de todos os gêneros. “Na adolescência, eu lia um livro por dia. O livro está na minha história e me deu a base que eu precisava para fazer tudo o que eu faço hoje”, conta.

Inspiração

O primeiro personagem a ganhar vida foi o Bidu, já com seu dono, Franjinha. Com o passar do tempo, Mauricio aumentou a turma, inclusive criando personagens inspirados em todos os seus dez filhos. O desenhista conta que fazia desenhos das crianças, adaptando as características de cada uma, para que elas virassem personagens.

“Aprendi muito observando os hábitos e costumes das crianças, as ações e reações que tinham… E fui ajudado pelo destino, já que tenho 10 filhos”, se diverte. Mauricio conta que qualquer criança serve de inspiração para um personagem, pois os pequenos têm muito a nos ensinar. “Eles são espertos, inteligentes, veem tudo que acontece e comentam de maneira espontânea”, complementa.

Crescimento da Marca

O sucesso da Turma da Mônica foi algo estrondoso e, por vezes, Mauricio era questionado por jornalistas, que compravam suas tirinhas, se era ele mesmo quem fazia tudo. “Naquela época eu fazia tudo sozinho. Desenhava, escrevia, colocava de baixo do braço e saía pra rua. Até falava para os jornalistas que tinha uma equipe por trás, mas na verdade fazia tudo sozinho”, explica.

Com o crescimento acelerado da marca, a criação de novos personagens e a diversidade de produtos que nasceram de parcerias, o desenhista precisou criar uma equipe de apoio. “O Mauricio participa de tudo, está presente em todas as produções, mas hoje existe toda uma equipe por trás para que o produto seja finalizado. Como no caso da parceria com a Dentro da História”, conta Mauro Souza, Editor de Arte de Ilustração de Livros, da Mauricio de Sousa Produções.

A Dentro da História é uma plataforma de livros personalizáveis que permite a criação de avatares para que as crianças sejam literalmente inseridas na história.

Mauro conta que, um único produto passa pelas mãos de até seis pessoas, além da supervisão do próprio Mauricio. “Quando a parceria de um livro nasce, depois de alinhar todos os detalhes, a equipe inicia os trabalhos, que vai do roteirista até os desenhistas”, explica.

Mais noticias

Gato pode comer doce? Entenda os riscos do açúcar para o animal

Saúde leva testes de HIV e hepatite para evento da OAB na Zona Norte de Suzano

7 produções nacionais para entender a Proclamação da República

Veja Também