Diário Logo

Notizia Logo

Sesc Mogi anuncia programação cultural da semana

Atividades se iniciam nesta quinta-feira (28) e vão até o dia 31 (domingo); semana será marcada por teatro, música, oficinas e mediação de leitura

25 de março de 2024

Forró das Minas – O Encontro de Pifeiras acontece neste domingo (31) | Divulgação: Wesley Rodrigo/ Sesc

Reportagem de: O Diário

O Sesc de Mogi das Cruzes anunciou a programação desta semana na unidade da cidade, as atividades começam nesta quinta-feira (28) e vão até domingo (31). Durante a semana, os visitantes poderão assistir apresentações musicais, peça de teatro, receber um retrato desenhado na hora e também ouvir histórias. 

Confira a programação completa:

Música

Para abrir as atividades da semana, o Sesc de Mogi recebe o “Quintal de Fulô”, uma apresentação musical que conta com quatro instrumentistas atuantes da cena paulistana. Flauta, cavaquinho, piano/sanfona e percussão se entrelaçam em choro, baião, valsa, samba, maxixe, dentre outros. O evento é gratuito e acontece quinta-feira (28), das 20h às 21h15.

A segunda apresentação musical também é gratuita e tem o nome de “Forró das Minas – O Encontro de Pifeiras”. Atividade ocorre neste domingo (31) das 16h às 16h50. O evento tem o intuito de celebrar a cultura nordestina, numa homenagem a  Zabé da Loca, a Rainha do Pífano. Esse encontro conduz o público a uma jornada pelas raízes da música nordestina, numa fusão de ritmos e melodias, em um diálogo musical os pífanos e o forró, baião, caboclinho, entre outros.

Teatro

O espetáculo “A ciranda do Villa”é realizado pela Cia. Lúdicos de Teatro Popular e ocorre neste sábado (30) das 16h às 16h50 de forma gratuita. Confira a sinopse da apresentação: 

Tuhu – apelido dado a Heitor Villa-Lobos em sua infância – recebe a visita de Tia Fifina e sua trupe. Encantado com aquele universo artístico, decide acompanhá-la em suas viagens, mas seus pais não permitem, pois ele ainda é muito pequeno. Para que Tuhu não fique triste, Tia Fifina lhe dá uma viola de presente e ele adormece. Então, em sonhos, Heitor realiza uma grande ciranda por todo o Brasil.

Oficinas e Vivências

O estandarte “Um desenho por saber” convida o público a contar um ‘saber’ ou um ‘não-saber’ em troca de um retrato feito na hora pela artista. O papel carbono permite que cada participante leve os produtos da experiência, assim como a artista que fica com exemplares em um acervo com centenas de trocas. O evento ocorre sábado e domingo (30 e 31) das 12h às 17h.

Mediação de Leitura

A intervenção “Histórias para Navegar” busca transformar pequenos espaços em um oceano de imagens e palavras. Há um barco-livro navegando à procura de pequenos ouvintes e leitores. Esse barco-livro conduzido por duas mediadoras de leitura ao encontrar as crianças e suas famílias farão um convite para ouvir histórias. A atividade acontece aos finais de semana e se encerra no domingo (31). Os horários são divididos em dois, sendo das 10h às 12h e posteriormente das 13h30 às 14h30.

Veja Também