Vivência artística, ‘Benedito’ é atração ao longo do fim de semana em Mogi
Um espetáculo teatral pode ser concluído em alguns minutos ou em poucas horas. Mas ‘Benedito’ não é apenas um espetáculo, uma montagem. É uma vivência, uma imersão dividida em cinco episódios e “com muitos atuadores, de diversos coletivos da região”. Por ser assim, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, via edital ProAC […]
Reportagem de: O Diário
Um espetáculo teatral pode ser concluído em alguns minutos ou em poucas horas. Mas ‘Benedito’ não é apenas um espetáculo, uma montagem. É uma vivência, uma imersão dividida em cinco episódios e “com muitos atuadores, de diversos coletivos da região”. Por ser assim, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, via edital ProAC Expresso, a obra da companhia Clara Trupi de Ovos y Assovios será realizada em diferentes endereços de Mogi das Cruzes ao longo de 24 horas ininterruptas, entre a manhã deste sábado (24) e a madrugada de domingo (25).
O grupo, cuja trajetória inclui uma série de encenações relacionadas a história local, como ‘Sebastião Cruzado no Aço’, contará, durante todo este tempo, “ a saga de Benedito, que nasce na lasca da roda das crianças enjeitadas, rejeitadas, excluídas, no monte mais alto da cidade de Mogi das Cruzes”.
Protagonista desta vivência, ele “nasce para ser cuidado em cantos do amanhecer, para ser resguardado nas labutas dos mutirões da subsistência, para o acalanto em manto da proteção da pele”.
Benedito então “cresce na cidade, diante das espoliações dominantes, dos sacrifícios imprimidos por seus iguais, e pelas brasas que nascem do solo”. E ele “poderá, na força do homem comum, retirar as asas secas que violaram seu corpo, reconstituindo com os populares esta nova cidade, que agora será realmente de todos”.
Essa história pedia algo além de um palco com uma cortina e alguns elementos de cenário. ‘Benedito’ merecia mais, como uma espécie de resgate de locais históricos no Centro de Mogi e redondezas. Por isso, os cinco episódios foram pensados para diferentes endereços, que compõem e incluem o espectador na obra.
‘Acalanto em Cheiro Laranjeira’, a primeira etapa da obra, será encenada no Jardim Aracy, às 9 horas do sábado (24). É uma das partes mais importantes, pois dá o tom da narrativa, e também é a única com vagas limitadas. Para participar deste trecho, é preciso reservar ingressos gratuitos pelo WhatsApp (11) 9.7513-7215.
A sequência é ‘Mirantes da Matina Menina’, às 17 horas, no Largo do Rosário, e depois ‘Floresce Alumiares por Trás dos Sete Muros’, no Largo do Carmo, às 18 horas.
O último episódio do sábado é ‘A Cidade desce na Escada’, no Largo Bom Jesus, às 21 horas. E a conclusão fica para as 2 horas do domingo, com ‘Nascido na Lasca do Monte do Rosário’, que percorrerá a Vila Industrial até o Pico do Urubu, no domingo.
A classificação etária é livre, para todos os momentos da vivência, e mais informações estão disponíveis pelo número indicado acima ou nas redes sociais da Clara Trupi de Ovos y Assovios.