Atleta de Mogi conquista medalha de ouro na Copa do Brasil de Taekwondo no Rio de Janeiro
Melissa Yuna, de 13 anos, obteve a pontuação de 76.000 em ambos os poomsaes, subindo ao pódio e conquistando a medalha
Carrossel de fotos
Principal sonho de Yuna é conquistar a faixa preta | Arquivo pessoal
Reportagem de: Ana Lívia Terribille
A jovem atleta de Mogi das Cruzes, Melissa Yuna, de 13 anos, conquistou a medalha de ouro na Copa do Brasil de Taekwondo 2024 na última sexta-feira (8), no Rio de Janeiro, com uma pontuação de 76.000 em ambos os poomsaes. O torneio reuniu competidores de todo o país e foi a última etapa do ciclo classificatório para o Grand Slam 2025, evento que definirá a seleção brasileira de Taekwondo para o próximo ano.
VEJA:
Em setembro, Yuna já havia subido ao pódio no Campeonato Brasileiro de Taekwondo, realizado no Centro Esportivo Paralímpico de São Paulo. A atleta também se destacou ao vencer a Copa São Paulo de Taekwondo em agosto, consolidando uma sequência de vitórias.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
Para Aryane Costa, mãe de Yuna, acompanhar mais essa conquista foi uma emoção indescritível. “Eu estava em São Paulo assistindo à transmissão pelo YouTube, mas não conseguia ver a pontuação nem a colocação, o que me deixou nervosa. No entanto, ela foi incrível na competição. Depois, ela me ligou em vídeo para dar a notícia, e foi só choro. Eu só pensava em como queria estar lá para abraçá-la”, contou Aryane.
Desta vez, Yuna viajou sem a presença da família, acompanhada apenas por sua equipe e seu mestre de Taekwondo. Foi a primeira viagem de avião e também a primeira vez que competiu fora do estado sozinha.
“Ela viajou só com a equipe e o mestre. Sou muito grata por eles sempre acreditarem nela e possibilitarem essa experiência mesmo sem minha presença”, destacou a mãe.
Preparação e desafios
A rotina de treinos de Yuna para a Copa do Brasil foi intensa e desafiadora. Apesar de sua pouca idade, a atleta mostra grande disciplina e perseverança. “A Yuna treinou com muita dedicação, até aos domingos nas semanas que antecederam a competição”, revelou Aryane. “Foi a primeira vez que ela viajou sem a família, o que tornou a experiência ainda mais desafiadora.”
A mãe lembrou, também, do Campeonato Brasileiro em setembro, que trouxe grandes dificuldades para Yuna, despertando, inclusive, uma crise de ansiedade. “Ela enfrentou uma semana de provas escolares junto à preparação intensa para o campeonato, o que acabou desencadeando uma crise de ansiedade, levando-a ao hospital. Foi sua primeira competição nacional, e ela considera isso um grande aprendizado e desafio”, explicou Aryane.
“Apesar da ausência da família, Yuna mostrou responsabilidade e organização, mas sentiu muito a nossa falta no dia da competição. Mesmo assim, ela amou a experiência e a viagem”, concluiu.
Comemoração surpresa
Yuna retornou da viagem pela Copa do Brasil de Taekwondo neste domingo (10), e foi recebida com uma comemoração surpresa. Na celebração, organizada de forma simples e afetuosa, estavam presentes seus familiares, amigos da escola, seu professor, a equipe Yamashita e o mestre Marcelo Yamashita, todos celebrando a conquista com orgulho e emoção.
Próximos passos
Após uma série de medalhas conquistadas, Yuna fará uma pausa até o final de 2024, embora os treinos continuem até o recesso da academia. Novas competições devem acontecer em 2025, e a mãe da atleta ressalta que o principal sonho de Yuna é conquistar a faixa preta.
“Ela tem um grande potencial, e acreditamos que, quando alcançar a faixa preta, poderá integrar a seleção brasileira e disputar competições internacionais”, diz Aryane. “Sempre digo a ela: ‘Te levaremos onde quiser chegar, se Deus quiser, pois nada seria possível sem Ele'”.