Atleta itaquaquecetubense de 12 anos conquista tricampeonato brasileiro de jiu-jítsu
Competição foi realizada no Ginásio José Corrêa, em Barueri (SP), no último domingo (15) e contou com a participação de atletas de diversos países
21/06/2025 12h21, Atualizado há 4 meses
Carrossel de fotos
Trajetória no jiu-jítsu começou ainda aos três anos de idade | Foto: Arquivo pessoal
A atleta itaquaquecetubense Sophia Nery, de apenas 12 anos, sagrou-se tricampeã brasileira de Jiu-Jitsu no último fim de semana, durante o Campeonato Brasileiro Kids da CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu), considerado o maior evento da modalidade para crianças no mundo. A competição foi realizada no Ginásio José Corrêa, em Barueri (SP), e contou com a participação de atletas de diversos países.
Representando a Genesis Academy, de Itaquaquecetuba, Sophia manteve sua invencibilidade na confederação ao vencer a única luta da categoria super pesado (faixa laranja/branca), contra uma atleta de Macaé (RJ). Inicialmente, três atletas estavam inscritas, mas uma competidora de Piracicaba não compareceu, resultando em uma final direta.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
Sophia é atualmente tricampeã sul-americana (IBJJF), tricampeã paulista (FPJJ) e, agora, tricampeã brasileira (CBJJ), mantendo-se invicta nas principais confederações do esporte. Sua trajetória no jiu-jítsu começou ainda aos três anos de idade, incentivada pelo pai Cleber Nery, que também é atleta. Aos quatro anos, participou da primeira competição interna e, desde então, coleciona títulos importantes.

Para a disputa do brasileiro, Sophia contou com a preparação da multicampeã Rafinha Silva, que recentemente conquistou um título mundial na Califórnia (EUA). O irmão da atleta, Arthur Nery, também participou do evento e conquistou a medalha de bronze, após avançar até a semifinal.

O próximo compromisso de Sophia será no Campeonato Brasileiro da CBJJE, competição de menor expressão no cenário nacional, mas que servirá de preparação para o Grand Slam Youth de Abu Dhabi, etapa no Rio de Janeiro. O torneio, patrocinado por um dos sheiks dos Emirados Árabes, pode representar uma vitrine internacional para a jovem promessa do jiu-jítsu.
Questionado sobre o sentimento de acompanhar de perto o desempenho da filha, Cleber se emocionou. “Fico muito feliz em vê-la escrevendo uma história linda no esporte, com dedicação, sabedoria e paciência. Não sei se ela continuará competindo até a fase adulta, mas tudo isso certamente vai contribuir para a autoestima e a confiança dela. Isso já me deixa muito realizado.”
Com nove anos de treinos, Sophia já acumula um currículo digno de atletas mais experientes. Caso fosse adulta, já estaria na faixa preta. No entanto, pelas regras da modalidade, só poderá atingir esse nível aos 19 anos, o que ainda lhe garante muitos desafios e conquistas pela frente.