Diário Logo

Atleta mogiana vence Campeonato Brasileiro de Taekwondo e se prepara para a Copa do Brasil

Melissa Yuna, de 13 anos, enfrentou 12 adversárias de diferentes estados neste domingo (29) e garantiu o 1º lugar. Agora, ela se prepara para a próxima disputa no Rio de Janeiro

30 de setembro de 2024

Carrossel de fotos

Foto do Carrosel

Yuna conquistou o 1° lugar no Centro Esportivo Paralímpico de São Paulo | Arquivo pessoal

Foto do Carrosel

Mesmo separados, os pais de Melissa mantêm uma boa relação para apoiar a filha em sua jornada esportiva | Arquivo pessoal

Foto do Carrosel

Ana Carolina Silva de Moura conquistou a medalha de ouro no taekwondo, em Paris | Arquivo pessoal

Foto do Carrosel

Atleta que também disputou os Jogos Paralímpicos Paris 2024, ao lado de Yuna | Arquivo pessoal

Foto do Carrosel

Portadores de Síndrome de Down também competiram e levaram suas medalhas para casa | Arquivo Pessoal

Melissa começou a praticar o esporte aos 11 anos, ao acompanhar seu primo nas aulas, e, desde então, vem acumulando títulos | Arquivo pessoal

Reportagem de: Ana Lívia Terribille

Depois de muitos treinos, desafios e, principalmente, perseverança, a jovem mogiana Melissa Yuna, de 13 anos, venceu o Campeonato Brasileiro de Taekwondo neste domingo (29), no Centro Esportivo Paralímpico de São Paulo, consolidando uma série de vitórias, incluindo o título da Copa São Paulo Taekwondo, conquistado em agosto. Agora, a atleta se prepara para a próxima competição: a Copa do Brasil, que será realizada em novembro, no Rio de Janeiro.

Durante o campeonato, Melissa enfrentou 12 adversárias de diferentes estados, como São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. A vitória coroa uma trajetória marcada pela dedicação e superação da jovem atleta, que vem treinando intensamente para manter sua posição no esporte.

De acordo com Aryane Costa, mãe de Melissa, o caminho até o título foi desafiador. “É um orgulho imenso ver minha filha campeã brasileira, mas ela passou por muitos obstáculos. Precisou conciliar os treinos exaustivos com a semana de provas na escola”, explicou Aryane.

A pressão e a cobrança pessoal afetaram a atleta, que chegou a enfrentar crises de ansiedade.

“Ela se dedica demais e, às vezes, se cobra além do que deveria. Chegamos a ir ao hospital devido à ansiedade”, revelou a mãe.

Dia da final

No dia da competição, Melissa entrou no tatame carregando altas expectativas. Segundo Aryane, a filha se cobra muito, e essa final não foi diferente. “Ela sabe do que é capaz, mas sempre acha que não fez o melhor. Entrou na quadra chorando, mas depois se acalmou e ficou com a gente para assistir às adversárias”, relatou.

Quando o resultado foi anunciado, Melissa finalmente relaxou. “Ela ficou extremamente feliz ao perceber que era a campeã. Os brilhos nos olhos dela foi enorme”, completou Aryane.

Apoio familiar

Mesmo separados, os pais de Melissa mantêm uma boa relação para apoiar a filha em sua jornada esportiva. “Vivemos em harmonia por ela. O pai da Yuna é muito presente, e meu esposo também tem uma relação saudável com ele. Estamos sempre juntos incentivando-a a seguir seus sonhos”, comentou.

Próximos passos

A trajetória de Melissa no taekwondo continua. Em novembro, ela disputará a Copa do Brasil, no Rio de Janeiro, com grandes expectativas de mais um desempenho de destaque. Melissa começou a praticar o esporte aos 11 anos, ao acompanhar seu primo nas aulas, e, desde então, vem acumulando títulos. Entre suas conquistas estão o vice-campeonato na Copa São Paulo de 2023, na modalidade Poomsae Sub-14, e títulos no Brazil Games e no Campeonato Paulista.

Durante o Campeonato Brasileiro, atletas paralímpicas que participaram das Paralimpíadas de Paris estiveram presentes, prestigiando a consagração de Melissa. Além disso, portadores de Síndrome de Down também competiram e levaram suas medalhas para casa.

Com uma carreira promissora e muitas competições pela frente, Melissa Yuna segue firme no taekwondo, buscando superar seus limites e conquistar novos títulos no cenário nacional.

Veja Também