Diário Logo

O Diário Logo

Com apenas 9 anos, menina de Itaquá conquista título brasileiro de jiu-jitsu

Conheça a história de Sophia Bispo, que em apenas oito meses conquistou medalhas de ouro no paulista, no nacional e de bronze no mundial de jiu-jitsu

10 de julho de 2024

Sophia Bispo Moura (9) conquista brasileiro de jiu-jitsu | Acervo Pessoal/Ingrid Moura.

Reportagem de: Vitor Gianluca

A atleta de Itaquaquecetuba, Sophia Bispo Moura (9), conquistou medalha de ouro no Brasileiro Kids, competição organizada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), disputada no Ginásio Mauro Pinheiro, em São Paulo, no último domingo (7). Esta é a quinta premiação da atleta que compete há apenas oito meses.

Dona da medalha de ouro no brasileiro, no Paulista e de um bronze no mundial, Sophia vem despontando no jiu-jitsu. Apesar da pouca idade, a jovem demonstra grande aptidão para o esporte. A mãe de Sophia, Ingrid Moura (28), afirma que a jovem tem apenas oito meses de prática na modalidade. “Ela começou no judô, na escola mesmo. Participou de algumas competições, mas quis entrar no jiu-jitsu“, conta. Até o momento, ela conquistou três medalhas de ouro, um troféu e uma medalha de bronze (no mundial).

Sophia compete na categoria infantil A (pesado) e usa a faixa branca. Conquistou o torneio paulista, em outubro do ano passado, quando ainda tinha 8 anos de idade. Agora, faturou também o título nacional em São Paulo.

Sophia Bisco com a medalha de ouro que faturou no último domingo (7) | Acervo Pessoal/Ingrid Moura.
Sophia Bisco com a medalha de ouro que faturou no último domingo (7) | Acervo Pessoal/Ingrid Moura.

Com o repentino sucesso de Sophia na modalidade, Ingrid acompanha de perto os passos da filha de perto e diz que a família busca incentivo. “A nossa meta é que ela tenha visibilidade para conseguir patrocinadores para conseguir viajar, participar de mais campeonatos e conquistar mais títulos”, diz Ingrid.

Neste momento, a atleta se prepara para a disputa do Campeonato Paulista, o segundo da curta trajetória, que será disputado em agosto, com a oportunidade de ser bicampeã.

Veja Também