Diário Logo

O Diário Logo

Com gol de Vini Jr, Real Madrid conquista a 15ª Liga dos Campeões

Cotado para ser o melhor jogador do mundo, Vinícius Júnior resolve para o Real Madrid mais uma vez e é campeão da Liga dos Campeões

1 de junho de 2024

Vini Jr comemora mais um gol em final de Liga dos Campeões | Reprodução/Redes Sociais.

Reportagem de: Vitor Gianluca

Com gols de Dani Carvajal e do brasileiro Vini Jr, o Real Madrid venceu o Borussia Dortmund, da Alemanha, por 2 a 0, e conquistou pela 15ª vez a Liga dos Campeões da Europa, na tarde deste sábado (1), em Wembley, na Inglaterra.

Após enfrentar dificuldades e contar com a sorte no primeiro tempo, os merengues conseguiram superar os alemães no segundo tempo, com dois gols marcados em seis minutos.

A partida

Em confronto equilibrado, a equipe alemã foi melhor do que o Real Madrid na primeira etapa. Criou a maior parte das oportunidades ofensivas, mas não conseguiu tirar o zero do placar. A melhor das oportunidades foi desperdiçada pelo atacante Füllkrug, que acertou a trave.

Na segunda etapa, os merengues conseguiram encontrar espaço na defesa do Borussia Dortmund. O Real Madrid abriu o placar em cobrança de escanteio de Toni Kroos, que encontrou o baixinho de 1,73cm Dani Carvajal dentro da área, aos 28 minutos do segundo tempo. O espanhol cabeceou firme em diagonal, sem dar chances para o goleiro Kobel.

Com a vantagem no placar, o Borussia foi obrigado a se jogar para o ataque, o que expôs a equipe. Sabendo disso, o Real Madrid aumentou a pressão na saída de bola e conseguiu recuperar uma bola importante na frente da área. O inglês Jude Bellingham, aos 37 minutos do segundo tempo, encontrou o Vinícius Júnior, que cara a cara com Kobel, não desperdiçou, 2 a 0 para o Real Madrid.

Nos minutos finais, o Borussia Dortmund pressionou os espanhóis e conseguiu pela primeira vez estufar as redes, com a cabeçada forte de Füllkrug. Porém, o assistente assinalou impedimento, que foi confirmado pelo VAR.

Vini Jr melhor do mundo?

Com direito a gol na final, o craque da seleção brasileira Vinícius Júnior, de apenas 23 anos, é um dos principais candidatos aos prêmios individuais de melhor jogador do mundo na atual temporada. Com o gol decisivo marcado na final, o jogador chega a 24 gols marcados e 11 assistências.

Vini Jr conquistou pela segunda vez na carreira a Liga dos Campeões da Europa, as duas vestindo as cores do Real Madrid. Na temporada 21/22, Vinícius também anotou o gol da final, contra o Liverpool. A equipe merengue levou a melhor e venceu por 1 a 0.

O principal candidato ao prêmio junto ao brasileiro, é o inglês Jude Bellingham (20), companheiro de equipe que deu a assistência para o gol do brasileiro na final. O brasileiro saiu ovacionado pelos torcedores do Real, que mais uma vez fizeram coro de Bola de Ouro para o atacante.

O último brasileiro a vencer o prêmio de melhor jogador do mundo, foi Kaká, na temporada 06/07, quando atuava no Milan, da Itália.

Quebras de recorde

O espanhol Nacho Fernández e o croata Luka Modric chegaram ao 26º título no Real e se isolaram como maiores campeões da história do clube. Os dois jogadores ultrapassaram Marcelo e Karim Benzema, que encerraram o ciclo com 25 conquistas.

Despedida de Toni Kroos

A partida também foi marcada pela despedida da lenda merengue Toni Kroos, que faturou a competição pela sexta vez. Segundo o Sofascore, site que registra o desempenho em tempo real dos atletas, o alemão teve a segunda melhor nota entre os jogadores do Real Madrid, com quatro passes decisivos, uma assistência e 91 passes certos de 94 passes tentados, precisão de 97%. No dia 24 de maio, Toni Kroos surpreendeu o mundo com o anúncio da aposentadoria após a Eurocopa 2024, que acontece entre os dias 14 de junho e 14 de julho, na Alemanha.

Primeiro técnico a vencer cinco Champions

Carlo Ancelotti conquistou a quinta Champions League da carreira após a vitória sobre o Borussia Dortmund. E se tornou o primeiro treinador a alcançar tal número, dois a mais que os demais. O italiano também é o técnico recordista em número de jogos na Champions League, com 204 partidas, e o comandante com mais vitórias (116).

Veja Também