Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Eleito o melhor goleiro de futsal do mundo, Luan Muller relembra início de carreira em Mogi

Jogador passou vinha para Mogi das Cruzes toda semana para treinar, quando defendia o São Paulo/Mogi

16 de janeiro de 2025

Luan Muller (31) foi eleito o melhor goleiro de futsal do mundo em 2024 | Reprodução/Redes Sociais.

Reportagem de: Vitor Gianluca

Revelado em Mogi das Cruzes, Luan Muller vive o seu melhor momento na carreira aos 31 anos de idade. No último domingo, o atleta do Iller Balears Palma Futsal, de Mallorca (ESP), foi eleito o melhor goleiro do mundo pela revista Futsal Planet, no último domingo (12), desbancando o arqueiro da seleção brasileira William, campeão da Copa do Mundo de Futsal no Uzbequistão.

O Diário bateu um papo com Muller, que relembrou o início de carreira na cidade, as vindas de trem com o campeão mundial Felipe Valério, a guinada na carreira nos últimos anos, com a conquista do bi da Liga dos Campeões da Europa no Palma e muito mais. Confira a conversa completa abaixo.

No início da conversa, Muller comentou como a notícia do reconhecimento chegou até ele, no último domingo. “Foi algo muito grandioso assim, da parte de Deus na minha vida, né? E chegou através de um amigo. Eu estava nomeado entre os dez melhores goleiros pelo segundo ano consecutivo e aí o meu amigo mandou mensagem, o Fabinho aqui do time, ‘vamos, parabéns irmão’. Eu estava aqui com a minha esposa e meu filho. Minha esposa tá na recuperação aqui e aí ficamos super felizes“, comenta.

Apesar de não ser mogiano, o goleiro foi revelado em Mogi das Cruzes e jogou na cidade por dois anos. Depois, jogou com o Falcão, no Brasil Kirin, em Sorocaba; se mudou para a Europa, passando pela Armênia e por Portugal, antes de chegar ao Palma de Mallorca, na Espanha.

Bicampeão europeu e melhor do mundo

Luan Muller conta que quando chegou ao Palma, a equipe não tinha conquistado títulos de expressão ainda. Com ele no gol, foram duras Ligas dos Campeões da UEFA consecutivas, em dois anos. “Quando eu chego aqui na Espanha, o Palma é uma equipe que estava em crescimento, sempre chegando em finais, mas nunca tinha sido campeão, isso na temporada de 2023. A gente vai para UEFA Champions League (Liga dos Campeões da Europa) e consegue o primeiro título para o clube. Em 2024, a gente consegue novamente ser campeão da Champions League de novo, além de dois intercontinentais. Então, assim, tá sendo algo muito grandioso da parte de Deus na minha vida“, conta o brasileiro.

Luan Muller com a taça da Liga dos Campeões da UEFA de futsal | Reprodução/Redes Sociais.
Luan Muller com a taça da Liga dos Campeões da UEFA de futsal | Reprodução/Redes Sociais.

Início da carreira em Mogi

Natural de São Miguel Paulista, o arqueiro vinha para a cidade treinar toda semana, de trem. No caminho, vinha com o colega de time, Felipe Valério, que recentemente, foi hexacampeão com a seleção brasileira na Copa do Mundo do Uzbequistão. Questionado sobre as memórias, Muller diz que fez vários amigos.

Mogi foi muito especial, criei grandes amigos. Hoje, inclusive, eu jogo com atletas que jogavam em Mogi e que estão aqui (na Espanha). A gente joga contra o Felipe Valério, do El Pozo Murcia, que jogava comigo ai em Mogi. A gente dividiu trem para ir pra Mogi, eu saia de São Miguel, passava no Itaim e ele entrava no trem. Foram duas temporadas muito especiais, que me agregaram muito, como atleta, como pessoa. Sou muito grato à cidade, aos apoiadores, aos patrocinadores que aí estavam na época, também, a prefeitura”, relembra.

Luan Muller defendeu o São Paulo/Mogi | Reprodução/Redes Sociais.
Luan Muller defendeu o São Paulo/Mogi das Cruzes | Reprodução/Redes Sociais.

Made in Mogi

Outro goleiro que figurou a lista de top-10 goleiros, também foi revelado em Mogi das Cruzes. Nicolas Antônio Belo de Souza, mais conhecido como NK. O atleta de 22 anos, foi campeão da Liga Nacional de Futsal 2024 (LNF), com a camisa do Jaraguá Futsal nesta temporada, eleito o melhor goleiro do campeonato, com mais defesas realizadas e eleito o craque do campeonato. Luan Muller disse que conhece Nicolas e que acompanha o trabalho que ele vem fazendo no profissional.

“Eu conheço o Nicolas, inclusive, meu irmão é goleiro também. Eles jogaram juntos e o Nicolas estava como titular na época. Ele é um jovem goleiro que despontou saindo de Mogi, teve uma passagem em Assoeva, agora chegou a Jaraguá, e foi campeão brasileiro. É um jovem excelente, muito bom goleiro, que também tem boas características, que agregaram muito para o futsal moderno, que hoje o goleiro necessita. Ele tem um potencial enorme”, disse Muller.

Volta ao Brasil?

Feliz no Palma e na Espanha, o atleta revela que uma volta pro Brasil não é descartada. “Voltar ao Brasil sempre passa (pela cabeça), acho que passa toda a temporada, por ser o país onde está a nossa família, nossos amigos e o futsal na Liga do Brasil é muito forte, mas não é uma tomada de decisão fácil porque envolve muitos fatores. Hoje, eu estou muito feliz aqui com o Palma, e tenho mais ainda mais um ano de contrato. Vamos ver.”, completa.

Veja Também