Diário Logo

Futebol brasileiro mostra enorme equilíbrio na temporada 2023

Palmeiras e Flamengo, que vinham sendo os dois principais times do Brasil, vivem momentos distintos agora

12 de maio de 2023

Pixabay

Reportagem de: O Diário

Uma das principais características do futebol brasileiro sempre foi o equilíbrio. Tentar prever os campeões, no início do ano, era uma tarefa bastante interessante, já que havia muitas equipes em pé de igualdade. Recentemente, porém, houve um grande domínio de Palmeiras e Flamengo, que deixaram os concorrentes para trás. Mas a temporada 2023 mostra que a era da igualdade de forças voltou. Com muitas equipes turbinadas, cada jogo é uma surpresa. E isso tem estimulado diversos torcedores para mostrar suas habilidades para prever resultados. Leia mais obre o a temporada atual dos times aqui.

 Palmeiras e Flamengo, que vinham sendo os dois principais times do Brasil, vivem momentos distintos agora. Enquanto o Verdão vem fazendo uma boa temporada e se mantém como um dos favoritos, o Rubro-Negro passa por uma verdadeira crise em 2023. A equipe já mudou de treinador – saiu Vítor Pereira e chegou Jorge Sampaoli –, mas ainda não parece ter encontrado seu antigo futebol. Ainda assim, o Fla conta com um elenco recheado de grandes jogadores e a qualquer momento pode retomar sua boa fase.

Além da dupla, o Atlético Mineiro também tem um time forte. Embora tenha oscilado um pouco no início da temporada, o Galo é um dos clubes que iniciaram o ano sendo considerados favoritos aos principais títulos. Afinal, o elenco é composto por nomes como Hulk, Paulinho, Vargas, Zaracho, entre outros.

SAFs

No entanto, o futebol brasileiro vive a era das SAFs e, dessa forma, muitos clubes ganharam novos parceiros e se reforçaram para a temporada 2023. O principal deles talvez seja o Botafogo, que faz um excelente início de competição. Em seu segundo ano com investidores, o clube, que já havia começado a fazer contratações interessantes em 2022, mostra-se bastante sólido. Sem dúvidas, o Glorioso será um concorrente de peso ao longo da temporada.

O próprio Vasco, que esteve na Série B no ano passado, virou SAF e já mostrou uma boa evolução para este ano. A equipe, embora ainda precise de algumas contratações, consegue jogar de igual para igual com times considerados favoritos. Nas primeiras rodadas do Brasileirão, por exemplo, o Cruzmaltino venceu o Galo e empatou com Palmeiras e Fluminense.

Aliás, o Tricolor carioca é outro clube que trouxe bons reforços para 2023 – o lateral-esquerdo Marcelo é o principal – e vem fazendo uma ótima temporada. Mas ainda há os clubes do Sul – Grêmio, Internacional e Athletico Paranaense –, que também podem vencer qualquer adversário. O Coritiba, por enquanto, parece ser uma exceção e vem mostrando muitas limitações até aqui.

Mas a lista de clubes fortes no futebol brasileiro não para por aí: Bahia e Bragantino, que também são SAFs, vêm investindo pesado em jovens reforços e têm um elenco de muita qualidade. O Fortaleza é outro clube difícil de ser vencido. Com um trabalho sério com o treinador Juan Pablo Vojvoda, a equipe cearense encontrou um estilo de jogo e ganhou muita confiança para enfrentar rivais com mais poder aquisitivo.

Com tudo isso, a temporada 2023 do futebol brasileiro parece ter voltado à época em que, basicamente, qualquer equipe tinha condições de levantar o caneco. Quem ganha com isso são os torcedores, que poderão desfrutar de jogos e campeonatos bastante equilibrados.

Veja Também