Mogi Basquete adota modelo empresarial e vira Sociedade Anônima
Com a criação da SAB, o clube passa a operar com foco em governança, captação de recursos e ampliação do impacto social
06/06/2025 17h20, Atualizado há 3 meses

Desk Manager Mogi Basquete | Divulgação
Prestes a completar 30 anos de fundação, o Desk Manager Mogi Basquete prepara uma mudança estrutural inédita: a transformação da equipe em uma Sociedade Anônima do Basquete (SAB), nos moldes das Sociedades Anônimas de Futebol (SAFs). A nova entidade, com gestão empresarial, assumirá a operação completa do time profissional e das categorias de base.
A medida, anunciada nesta sexta-feira (6/6), é “parte de uma reestruturação interna que busca recolocar o Mogi Basquete entre os protagonistas do cenário nacional”, após temporadas de instabilidade financeira e esportiva.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
A iniciativa foi articulada em parceria com a Associação Desportiva Mogi das Cruzes, entidade sem fins lucrativos que manteve o projeto ao longo das últimas décadas, e será oficializada em junho, durante uma coletiva de imprensa programada como parte das comemorações pelo aniversário do clube.
A mudança representa uma tentativa de modernização inspirada nas recentes reformas do futebol brasileiro. Com a criação da SAB, o clube passa a operar com foco em governança, captação de recursos e ampliação do impacto social. A expectativa é atrair novos investidores, reestruturar a gestão esportiva e criar um plano de futuro mais sólido e sustentável.
Em fevereiro, com um investimento de R$ 3,6 milhões, a empresa Desk Manager foi anunciada como a nova patrocinadora máster da equipe. O valor será investido ao longo das próximas três temporadas.
LEIA TAMBÉM
A novidade, inclusive, não está relacionada apenas à duração do acordo e aos valores envolvidos, mas também à mudança no nome da equipe, que, a partir de fevereiro, passou a se chamar “Desk Manager Mogi Basquete”. O contrato inicial foi firmado por três anos, com a possibilidade de prorrogação por mais dois, além do direito de renovação por parte da empresa por mais cinco temporadas.
Segundo os responsáveis pela transição, os trâmites legais e contratuais estão em fase final, com todos os acordos sendo firmados de maneira consensual. A nova entidade promete atuar com independência administrativa, seguindo diretrizes empresariais, mas mantendo o vínculo histórico com a associação que originou o projeto.
Fundado em 26 de junho de 1995, o Mogi Basquete soma momentos marcantes no esporte nacional, com títulos regionais e campanhas expressivas no Novo Basquete Brasil. A transformação em sociedade anônima representa uma medida inédita na trajetória do clube, num momento classificado como “simbólico de celebração e reconstrução”.