Mogi receberá a Seleção Brasileira infantil de Beisebol neste final de semana
Seleção Brasileira que irá ao Japão no mês de julho treinará no Bunkyo neste final de semana

Seleção brasileira de beisebol infantil irá treinar em Mogi das Cruzes | Divulgação.
Reportagem de: Vitor Gianluca
Neste final de semana, nos dias 8 e 9, o Centro Esportivo do Bunkyo – Associação Cultural de Mogi das Cruzes irá receber a seleção brasileira de beisebol infantil. A equipe vem a cidade para realizar treinos preparatórios há poucos dias do XLII Mundial Nanshiki de Beisebol Infantil (42º Boys Nankyu Baseball World Championship), no final de julho, em Tóquio, no Japão.
A seleção brasileira é composta por 16 atletas, de 11 cidades diferentes dos Estados de São Paulo, Paraná, com idades de 11 e 12 anos. Ao todo, 11 clubes cederam atletas para a delegação nacional, incluindo, o Bunkyo Mogi Beisebol. Além do Bunkyo, Atibaia, Cooper, Gecebs, Gigants, Indaiatuba, Londrina, Maringá, Nikkei Curitiba, Presidente Prudente e Tozan, representam a entidade neste momento.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e receba conteúdos de O Diário no Youtube.
O arremessador e primeira base mogiano Leonardo Almeida, faz parte do time que irá ao Japão. Segundo Juliano Abe, manager geral do Bunkyo Mogi Beisebol, o campeonato disputado no país que é o atual campeão mundial da modalidade traz boas recordações à Mogi das Cruzes: “Esse evento é muito especial na memória dos mogianos, pois no ano de 1990, o Brasil se sagrou campeão mundial, tendo à frente da comissão técnica um técnico de Mogi, o sensei Mitiaki Yamamoto e o atleta Fernando Sato como um dos destaques do torneio. E, ano passado, 2023, tivemos a alegria de termos o Vitor Akita sendo selecionado para a seleção, num momento onde devagarvínhamos retomando às atividades esportivas no Bunkyo”, disse.
A delegação brasileira conta com técnico José Horiguchi, como auxiliares: Márcia Mizushima e Edelson Idehira e como Chefe da Delegação, Mitsuyoshi Sato, o famoso Satão que durante anos jogou pela equipe do Howa – antiga fábrica instalada em Mogi das Cruzes – e também foi técnico em várias categorias no Bunkyo Mogi Beisebol.
O técnico da categoria infantil do clube mogiano, Paulo Marchetti, um dos organizadores da vinda da delegação brasileira explicou como será realizada a programação da delegação. “Fechamos com a comissão técnica da seleção toda uma programação de treinos e inclusive agendamos um jogo-treino para o sábado (8) com um time de uma categoria acima, para ajudarmos da melhor forma possível a preparação da seleção. Não apenas pelo fato de termos o Leonardo no plantel, mas creio ser nossa responsabilidade atuarmos em várias frentes em prol do esporte e da modalidade, com uma visão holística e colaborativa”.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer também colaborou com a chegada da seleção infantil. “Temos contado com o apoio institucional e de infraestrutura conferido pela Secretaria de Esporte que tem tido um carinho muito especial para todas as modalidades esportivas na cidade, e, sobretudo, para com o beisebol”, complementa Juliano Abe.
Para os amantes de beisebol, os treinos são abertos ao público e ocorrerão das 8h às 17h, no Centro Esportivo do Bunkyo, localizado na Av. Japão, nº 5.919 – Porteira Preta.