Morre lenda do boxe brasileiro Maguila aos 66 anos
O ex lutador estava internado desde 2017, em uma clínica em Itu, interior de SP
Maguila, um dos grandes nomes do boxe brasileiro, nos deixa aos 66 anos de idade | Reprodução/Redes Sociais.
Reportagem de: Vitor Gianluca
José Adilson Rodrigues dos Santos, popularmente conhecido como Maguila, morreu nesta quinta-feira (24/10), em São Paulo, aos 66 anos de idade. O lutador peso-pesado sofria de encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística, diagnosticada em 2013. O ex lutador estava internado desde 2017, em uma clínica em Itu, interior de São Paulo.
Maguila nasceu no dia 11 de junho de 1958, natural de Aracaju, Sergipe, lutou por 17 anos. De acordo com o portal Super Lutas, o ex-pugilista acumulou um cartel de 86 lutas, com 81 vitórias, com 68 nocautes.
O ex-pugilista competia na categoria peso-pesado. Entre os títulos, Maguila tem o Mundial de Boxe, em 1995, pela Federação Mundial de Boxe. Entre as lutas mais especiais da carreira, estão os confrontos com nomes como Evander Holyfield e George Foreman.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
Títulos conquistados por Maguila
- Campeão brasileiro
- Campeão sul-americano
- Campeão latino-americano
- Pentacampeão continental
- Campeão das Américas
- Campeão mundial pela Federação Mundial de Boxe
Encefalopatia traumática crônica
Em 2013, foi diagnosticado com encefalopatia traumática crônica, causada por golpes na cabeça. Esta condição acometeu outros nomes do esporte, como o também pugilista e campeão mundial Éder Jofre e o zagueiro Bellini, campeão da Copa do Mundo de 1958 com a seleção brasileira de futebol.
Nas redes sociais, o boxeador Ancelino Popó Freitas, postou uma homenagem com Maguila. “Descanse em paz eu eterno campeão”, disse.