O Diário na pole position: entenda o papel do jornal no início do kartismo em Mogi das Cruzes
Páginas do jornal registraram, divulgaram e ajudaram a construir uma das histórias mais singulares do esporte na cidade, e agora, décadas depois, essa trajetória é resgatada no livro
01/08/2025 16h05, Atualizado há 3 meses
Muito antes das redes sociais, foi jornal O Diário de Mogi que “acelerou” junto com os pioneiros do kartismo em Mogi das Cruzes. As páginas do jornal registraram, divulgaram e ajudaram a construir uma das histórias mais singulares do esporte na cidade, e agora, décadas depois, essa trajetória é resgatada no livro “O Kartismo em Mogi das Cruzes – Uma breve história de sonhos e pioneirismo”, de Bruno Barattino, que será lançado neste sábado (2/8), às 14h, na pista do Mogi Kart.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real
Para Barattino, que também foi o primeiro piloto oficial mogiano, o apoio da imprensa local, principalmente de O Diário, tornou-se uma ferramenta decisiva para que o esporte crescesse, conquistasse espaço e formasse público. “A cobertura e a divulgação de tudo que acontecia, por si só, contribuíram obviamente com o kartismo”, afirma.

Ele não precisou recorrer a pesquisas externas para escrever a obra: baseou-se em seu próprio acervo pessoal, composto por fotos, documentos, revistas, e, principalmente, por edições de O Diário de Mogi.
O jornal foi a ponte entre os bastidores e o público. Foi ali que os primeiros treinos com karts improvisados, os motores adaptados de Lambretta e as corridas disputadas foram noticiados com destaque.
A partir dessa visibilidade, o kart conquistou o imaginário da cidade, mobilizou comércio, setor hoteleiro e gerou uma cultura local apaixonada pelo automobilismo. Em um tempo em que não havia redes sociais, era pelas páginas impressas que as corridas ganhavam dimensão pública. “O Diário sempre esteve presente, nos deu total cobertura”, lembra o autor. “Nunca contei quantas vezes fomos citados, mas foram inúmeras.”
A presença de O Diário ajudou a firmar Mogi como uma referência nacional: foi na cidade que surgiu um dos primeiros kartódromos do Brasil, ainda nos anos 1960, com apoio de nomes como o presidente do Corinthians Vicente Matheus e participação de jovens promissores como Emerson Fittipaldi.
O lançamento do livro reunirá pilotos veteranos, baterias comemorativas e a simbólica “Prova dos Oitentões”. Parte da renda será revertida para a Rede de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco.
LEIA TAMBÉM