Olimpíadas: quem é Luiz Maurício, o novo recordista brasileiro de Dardo?
Confira tudo sobre o atleta que fez história da modalidade em Paris e promete para o futuro; foram dois brasileiros disputando o evento nos dardos
Imagens Pixabay
Reportagem de: O Diário
Com o final dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, ficaram muitas histórias para serem contadas, e uma delas é de Luiz Maurício, que se tornou o novo recordista brasileiros de dardos.
Vale destacar que o dardo é uma modalidade antiga nos Jogos Olímpicos e recebe muitos palpites em plataformas como a Betano no período do evento, onde o mundo todo acompanha diversas modalidades.
Estreante nas Olimpíadas, Luiz Maurício chegou até a final após alcançar a marca de 85m91cm, quebrando o recorde do esporte no Brasil e na América do Sul. Na decisão, não conseguiu repetir o feito e, com 80m67, fechou em 11º lugar.
“Não sei o que falar, foi uma surpresa grande. Competir com os melhores, que eu assistia na TV, e estar na final com eles, não tem nem o que falar”, disse o atleta, em entrevista ao SporTV, bem emocionado.
Quem é Luiz Mauricio?
Luiz Mauricio é natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, e tem 24 anos. Ele começou no atletismo em 2012, por influência do treinador Jefferson Verbena, que tinha um projeto chamado “Cria da Universidade Federal de Juiz de Fora”, onde o atleta começou.
Após oito anos no projeto, com a pandemia o centro de treinamento da universidade foi fechado, então o atleta improvisou com treinos em sua casa. Em meio a isso, o Exército Brasileiro o convidou para fazer parte do Programa de Alto Rendimento do Ministério da Defesa.
O atleta passou a usar as dependências da Confederação Brasileira de Atletismo, no Rio de Janeiro e, hoje, é terceiro sargento. Para garantir uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024, Luiz Mauricio disputou o Troféu Brasil, realizado em São Paulo.
Vale destacar que Luiz chegou no evento na posição 32, que era a limite para participar das provas e sonhar com um lugar em Paris. Porém, o atleta foi medalhista de ouro no lançamento de dardo, inclusive, bateu o índice olímpico quebrando o recorde sul-americano, com 85,57 metros.
Com o desempenho, Luiz Mauricio atingiu a nona melhor marca da modalidade no ano até então, carimbando sua vaga para as Olimpíadas de Paris 2024 pela primeira vez.
Brasil teve outro estreando na modalidade
O amazonense Pedro Nunes foi outro atleta a representar o país pela primeira vez no lançamento de dardos. Assim como Luiz Mauricio, ele conquistou a vaga pelo Troféu Brasil, com a marca de 77,12 metros.
Porém, ele era o dono do recorde sul-americano, com 85,11 metros no torneio Ibero-Americano, também disputado neste ano. A marca era do paraguaio Edgar Baumann desde 1999.
Nas Olimpíadas de Paris, ele não conseguiu atingir a marca mínima de 84 metros para avançar para a final e acabou de fora da disputa. Na primeira tentativa foram 76,23 metros, e na segunda 79,46 metros, mas já fez história e agora foca no ciclo olímpico para Los Angeles em 2028.