127 pontos de ônibus serão cobertos
A primeira etapa do plano que prevê a instalação de 500 pontos de ônibus em Mogi das Cruzes foi encerrada neste sábado (24) com a publicação do edital final da licitação para a fabricação e instalação de 127 abrigos. O sistema municipal de ônibus ainda com menos de 100% da frota por causa da pandemia […]
25/10/2020 09h01, Atualizado há 68 meses
A primeira etapa do plano que prevê a instalação de 500 pontos de ônibus em Mogi das Cruzes foi encerrada neste sábado (24) com a publicação do edital final da licitação para a fabricação e instalação de 127 abrigos. O sistema municipal de ônibus ainda com menos de 100% da frota por causa da pandemia da Covid-19.
A empresa vencedora do certame foi a GP Mobiliário Sustentável e Urbanização Ltda, que ofereceu o menor preço na disputa. No ano passado, foram coberta 100 estrutura e está em andamento a aprovação de um financiamento junto à Caixa Econômica Federal para atender a 368 outros endereços da cidade. O Ministério do Desenvolvimento Regional,informa o site Diário do Transporte, já aprovou o pedido.
A Prefeitura deverá pagar, nesta primeira etapa, R$ 507 mil, metade do valor estipulado inicialmente para a aquisição e obra.
O contrato firmado com a vencedora prevê a realização de um acabamento diferenciado, “com painéis fotovoltaicos, fechamento lateral, iluminação em led, sistema de recarga para celulares, local para pessoas com deciência, piso podotátil e informações aos usuários sobre as linhas e horários”.
O prazo para a execução do serviço é de12 meses, podendo ser renovado por igual período, até o limite de 60 meses.
Pandemia
Enquanto a Prefeitura planeja a melhoria do serviço à população, em função da pandemia, a circulação da frota de ônibus ainda não atingiu os 100%. Ao entrar na fase verde, do Plano São Paulo, o índice de atendimento foi ampliado, mas não abrange a totalidade, o que mantém a insatisfação de usuários, principalmente os trabalhadores, que utilizam o sistema no horário de pico, e temem a contaminação pelo novo coronavírus nos coletivos que registram superlotação. A Prefeitura afirma que a retomada das linhas atende à demanda pelo serviço.