Diário Logo

O Diário Logo

50 jovens da Diocese de Mogi vão se reunir com o papa, em Portugal

Cerca de 50 jovens de Mogi das Cruzes e região estarão participando, entre os dias 1º e 6 de agosto, em Lisboa (Portugal), da Jornada Mundial da Juventude, juntamente com o papa Francisco. O evento é um encontro dos jovens de todo o mundo com o papa e, ao mesmo tempo, “uma peregrinação, uma festa […]

11 de julho de 2023

Reportagem de: O Diário

Cerca de 50 jovens de Mogi das Cruzes e região estarão participando, entre os dias 1º e 6 de agosto, em Lisboa (Portugal), da Jornada Mundial da Juventude, juntamente com o papa Francisco.

O evento é um encontro dos jovens de todo o mundo com o papa e, ao mesmo tempo, “uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil”, como explica o padre Diego Araújo Costa, assessor eclesiástico do Setor da Juventude da Diocese de Mogi das Cruzes.

Segundo ele, a Jornada “apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário”.

O evento acontece todos os anos nas dioceses católicas e entre dois a quatro anos, ocorre o encontro internacional, numa cidade escolhida pelo papa para se reunir com milhares de jovens.

O Rio de Janeiro já foi a sede da Jornada no Brasil, em 2013.

Conforme o padre Diego Costa, “desde a primeira edição, que aconteceu na cidade de Roma, em 1986, a Jornada Mundial da Juventude tem-se evidenciado como um laboratório de fé, um lugar de nascimento de vocações ao matrimônio e à vida Consagrada e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja”. 

“É um novo impulso à fé, à esperança e à caridade de toda a comunidade do país de acolhimento. Tendo os jovens como protagonistas, a Jornada Mundial da Juventude procura também promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo”, diz o padre.

O grupo que representará a Diocese, integrado também por seis estudantes do Colégio Diocesano Paulo VI, em Suzano, irá participar, no próximo domingo (16), às 11 horas, da Missa do Envio, na igreja matriz da Paróquia do Socorro, que será celebrada pelo padre Diego que, apesar de cuidar da organização, será substituído na viagem pelos padres Carmine Mosca e Reginaldo Martins da Silva.

Dos cerca de meia centena jovens da Diocese, que organizaram uma barraca durante a Festa do Divino para ajudar a bancar a viagem, 38 deles pertencem ao chamado Caminho Neocatecumenal, um movimento da Igreja Católica fundado em 1964, na Espanha, e que tem como objetivo ajudar os cristãos no crescimento da fé, recuperando os processos de iniciação aos moldes dos primeiros séculos da Era Cristã, assumindo o batismo de forma consciente.

No Brasil, o movimento iniciou-se na Diocese de Umuarama-PR e espalhou-se pelo país. Há comunidades na Diocese de Mogi, nas cidades de Mogi, Itaquá, Arujá, Santa Isabel, Salesópolis e Itaquaquecetuba.

Antes do encontro com o papa, o grupo de jovens participará de uma pré-jornada, em que os integrantes serão encaminhados para dioceses de diferentes localidades portuguesas para realizar atividades missionárias.

 

Veja Também