Diário Logo

O Diário Logo

Apeoesp realiza eleições e chapa única apresenta planos para Mogi

Com algumas modificações em relação a pleitos anteriores, acontece nesta sexta-feira (26) a eleição para a diretoria estadual e representantes da subsede de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp). No período entre 8 e 21 horas, 18 urnas volantes estarão percorrendo as escolas dos […]

23 de maio de 2023

Reportagem de: O Diário

Com algumas modificações em relação a pleitos anteriores, acontece nesta sexta-feira (26) a eleição para a diretoria estadual e representantes da subsede de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp).

No período entre 8 e 21 horas, 18 urnas volantes estarão percorrendo as escolas dos três municípios sob a jurisdição da Apeoesp local, enquanto uma urna fixa permanecerá à disposição dos eleitores na sede da subsede de Mogi, localizada à rua Capitão Leôncio Arouche de Toledo, 455, no bairro do Mogilar.

Durante a eleição, os votantes estarão escolhendo também a futura diretoria estadual da entidade, que é disputada por três chapas: 1 – Apeoesp Unida; 2 – Oposição Unificada Combativa; e 3 – Luta de Classes.

Ao contrário de eleições anteriores, na escolha dos representantes da subsede de Mogi, votantes não escolherão nomes, mas irão votar na Chapa 1, única inscrita da região e integrada por 30 candidatos a conselheiros regionais, os quais estão alinhados com a direção estadual da entidade.

Diante dessa situação, os integrantes da chapa única optaram por antecipar uma convenção para escolha, entre seus membros, da futura diretoria regional da subsede da Apeoesp de Mogi.

De acordo com as deliberações da convenção, a coordenação geral da entidade de Mogi e região ficará a cargo das professoras Inês Paz (vereadora mogiana pelo PSOL) e Vânia Pereira.

A Secretaria será comandada por Nabil Francisco de Moraes e Silva e Silmara Campos Barrence.

A tesouraria da entidade será dirigida por Deodato Luís Gonçalves e Vicentina Martins de Souza.

Além de questões tradicionais, como melhorias salariais e de condições de trabalho nas escolas da região, a subsede da Apeoesp de Mogi tem alguns planos de ação muito específicos.

O principal deles será o trabalho pela aquisição de uma subsede própria para a entidade na cidade, já que o prédio onde funciona atualmente, no Mogilar, é alugado.

Outra meta está relacionada à modernização da comunicação. A chapa escolhida defende a melhoria da comunicação via redes sociais e redes de WhatsApp, com a ajuda de profissionais que tornem tais sistemas viáveis para toda a categoria.

Mais um objetivo do grupo: fortalecer o programa “Apeoesp vai nas escolas”, que prevê visitas constantes às escolas dos três municípios, oferecendo apoio aos professores, inclusive acompanhamento do Departamento Jurídico do sindicato.

A implantação do atendimento hospitalar em Mogi pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público do Estado de São Paulo (Iamspe) é outra proposta do grupo.

O futuro comando da Apeoesp mogiana promete realizar também atividades de rua para esclarecer à população em geral a respeito das condições de trabalho de professores e professoras nas escolas da rede oficial de ensino de Mogi, Biritiba e Salesópolis.

Veja Também